Home  Imagens  Contato  Clássico    
Enxaqueca é muito mais do que dor de cabeça 
...

Problemas do labirinto estão ligados a enxaqueca

No dia 19 de maio se comemora o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, que tem a intenção de alertar a população sobre a dor de cabeça. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população geral apresenta cefaleia durante um determinado ano e mais de 90% refere história de cefaleia durante a vida. No Brasil, 72% das pessoas sofrem com dores de cabeça e 15% sofrem enxaquecas, o que gera em mais de R$ 2 bilhões em gasto com analgésicos por mês. 

Problemas de enxaqueca podem coexistir com disfunção do ouvido interno. como explica a Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica e especialista em doenças do labirinto do Hospital de Clínicas da UFPR. Rita explica que a cefaléia do tipo enxaqueca é uma síndrome. Um conjunto de sinais e sintomas e o termo atual para enxaqueca é migrânea. Existem vários tipos de migrânea e a cefaléia ou dor de cabeça é um dos sintomas. 

A migrânea afeta várias funções cerebrais com  prejuízos cognitivos e de comportamento.  Afeta a maneira como as informações são processadas. “Pessoas com enxaqueca podem apresentar distúrbio de sono, de atenção e de concentração.

O tipo migrânea vestibular acomete o labirinto (ouvido interno) e as vias neurais relacionadas com a audição e o equilíbrio do corpo.

Pacientes com migrânea vestibular queixam-se de tontura, vertigem, sensação de ouvido entupido, zumbido, hipersensibilidade a sons e à luz, náusea com ou sem cefaléia no momento da crise de vertigem.

Dra. Rita Guimarães comenta que o indivíduo migranoso sem tratamento tem limitações e repercussões na sua vida pessoal, familiar, social e laboral e recomenda sempre procurar um especialista para realizar o diagnóstico e o tratamento correto tanto das crises como o tratamento preventivo com medicamentos de uso contínuo e que impedem a ocorrência das crises de migrânea.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Face: https://www.facebook.com/canaldoouvido?ref=hl

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Telefone: (41) 3225-1665 - 41-99216-9009

Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705, nas Mercês, quarto andar, salas 41 e 42, Curitiba PR.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Toda Comunicação  
Contato: Verônica Pacheco  
Telefone: 41-3209-8542-

E-mail: imprensa@todacomunicacao.com.br
Skype: todacomunicacao
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release