Home  Imagens  Contato  Clássico
[PESQUISA] - Tentativas de Fraude Digital em Serviços Financeiros aumentaram 612% no Brasil nos primeiros meses de 2021
...

De acordo com estudo da TransUnion, globalmente, o segmento financeiro viu o maior aumento do índice de tentativas de fraude digital até este momento do ano

À medida que cresce o número de consumidores acessando a Internet para realizar transações bancárias e financeiras, os fraudadores também aumentam seus esforços tendo como principal alvo o setor de serviços financeiros. É o que aponta a pesquisa da TransUnion (NYSE: TRU) que, ao comparar os últimos quatro meses de 2020 (1º de setembro a 31 de dezembro) aos primeiros quatro meses de 2021 (1º de janeiro a 1º de maio), constatou que o percentual de suspeitas de tentativas1 de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%.

A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores, mostrou um aumento 24% em todo o mundo, quando comparados os primeiros quatro meses de 2021 com os últimos quatro meses de 2020. No Brasil, a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparamos o mesmo período.

A TransUnion monitora tentativas de fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas, tais como serviços financeiros, saúde, seguros, varejo e telecomunicações, entre outros. As conclusões são baseadas na inteligência de bilhões de transações e mais de 40.000 sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – o TransUnion TruValidate™.

“A taxa de tentativas de fraude está aumentando globalmente, especialmente no setor de serviços financeiros, porque os fraudadores entendem que é onde ocorrem as transações de maior valor”, diz Shai Cohen, vice-presidente sênior de Soluções de Fraude Global da TransUnion. “Estamos vendo mais organizações de serviços financeiros implementando soluções de prevenção à fraude com algum sucesso, embora nossas descobertas deixem claro que este não é o momento para relaxar. À medida que a economia começa a se abrir e a ter um desempenho melhor, as empresas precisam garantir que estão fornecendo um mercado seguro, que ofereça experiências adequadas aos consumidores”.

Analisando os Tipos de Fraude e seu Impacto por Indústria

A TransUnion analisou os setores com os maiores aumentos e quedas no percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital, comparando os períodos de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro a 1º de maio de 2021.

Maiores Suspeitas de Tentativa de Fraude Digital

Seguro | -16,35%
Varejo | -8,33%
Fonte: Estudo TransUnion

“Esse estudo traz um insight sobre a importância de se traçar estratégias de negócios baseadas no conhecimento aprofundado de cada mercado: o Brasil vive uma explosão das tentativas de fraudes digitais. O salto de 612% somente nos serviços financeiros reflete o aumento da população bancarizada e aumento expressivo de compras online. Outra particularidade local é que as tentativas de fraude em logística no Brasil cresceram 38%, enquanto o mundo registrou queda”, analisa Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil.

Para a TransUnion o verdadeiro roubo de identidade, que é o principal tipo de fraude digital em serviços financeiros, acontece quando uma identidade roubada é usada para cometer fraude, sendo a vítima uma pessoa real. O segundo e o terceiro tipos de fraude digital mais relatados pelos clientes de serviços financeiros da TransUnion se referem à fraude de cadastro e à apropriação de contas, respectivamente.

A fraude de cadastro ocorre quando um consumidor se recusa a pagar dívidas contraídas de forma legítima e/ou afirma falsamente ser vítima de fraude de identidade para fugir desse compromisso. Já a apropriação de conta ocorre quando alguém, que não seja o proprietário, usa a conta sem permissão, de forma mal-intencionada.

Mais informações sobre o relatório de fraude da TransUnion podem ser encontradas aqui: https://www.transunion.com/blog/global-fraud-trends-Q2-2021

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Internet  Serviços  Telecomunicações

Empresa: Singular Comunicação de Resultados