Home  Imagens  Contato  Clássico    
Como lidar com o desemprego, a realidade do mercado de trabalho e a saúde mental
Psicóloga Paula Morgana

Diferente do que se esperava para 2020, com uma economia aquecida e o mercado de trabalho em ascensão, a pandemia pegou todos de surpresa e ainda não tem previsão para terminar. A realidade é uma crise sanitária e econômica que deixa muitas pessoas inseguras com o futuro. Afinal, algumas empresas e setores estão proibidas de operar, trabalhadores estão afastados do seu ambiente de trabalho e comércios fechados. Além disso, o número de desempregados é alarmante, atingindo, segundo o IBGE, mais de 13 milhões de brasileiros.

Segundo a psicóloga Paula Morgana, as notícias não são positivas e a realidade de quem busca um emprego exige muito da saúde mental. \"A dificuldade de se reinserir no mercado de trabalho pode levar ao desenvolvimento de uma série de questões ligadas à saúde emocional, como sentimentos de frustração, ansiedade, insegurança e desmotivação, podendo chegar a depressão, muito em função da sensação de inutilidade gerada por um excesso de cobrança de si e autocrítica\", ressalta. Para a profissional, o maior desafio de quem está desempregado no momento é manter a sua empregabilidade, ou seja, o conjunto de conhecimentos técnicos e comportamentais que o mercado de trabalho busca nos profissionais.

Prepare-se para buscar o próximo emprego

Paula explica que o grande diferencial na busca pelo próximo emprego é a estratégia. \"O primeiro passo é traçar um plano e definir prioridades. Utilize conhecimentos específicos, estude a situação atual e potencialize seu networking\". Além disso, a psicóloga conta que é importante entender seus potenciais e buscar um emprego compatível com alguma aptidão para aumentar as chances de sucesso.

A psicóloga também a salienta a importância de revisar o currículo, fazer cursos online focados na área de atuação e atualização de redes como o LinkedIn. “Ao se candidatar para uma vaga, avalie se realmente pode realizar as atividades exigidas. Se comunique de maneira adequada ao atender qualquer ligação, seja cordial ao enviar um e-mail com seu currículo”.

Nas entrevistas, Paula sugere que o candidato busque mostrar que conhece a empresa, o negócio e a sua cultura. Além disso, é importante trazer exemplos sobre o contexto, as ações e os resultados do último trabalho. “Valorize o profissional que você é”, observa. \"Adote estas estratégias e busque sempre estar atento a como sua saúde mental pode estar nesses períodos difíceis. A ajuda de um profissional especializado pode ser necessária em muitos casos, podendo ser determinante para o desenvolvimento pessoal de cada um\", finaliza.

Editorias: Negócios  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Larissa Braga Ierque  
Contato: Duda Streb Comunicação  
Telefone: 51-981709051-

E-mail: conteudo@eduardastreb.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release