Home  Imagens  Contato  Clássico
Eventos híbridos são o presente: conheça 4 motivos para investir na modalidade
...

Com a redução e estabilização do número de casos de Covid-19, os eventos corporativos foram liberados em diversos estados, ainda que com restrições. O setor se prepara para a retomada gradual, mas mesmo com um número reduzido de público, empresários se preocupam com o fato de as pessoas ainda terem medo de contaminação e deixem de frequentar as feiras e convenções. Diante deste cenário, o modelo de eventos híbridos, que une eventos presenciais e virtuais ao mesmo tempo, que já era uma tendência antes do início do isolamento social, torna-se uma realidade e solução para o mercado de eventos.

Para Álvaro Falcón, CEO da Swaper, produtora de eventos virtuais que oferece soluções inovadoras para a criação de eventos em 3D e 360, mesmo com protocolos de segurança rígidos, a volta aos eventos 100% presenciais não deve acontecer. E acredita que essa união do on-line com o off-line, quando bem feita, pode gerar muitos benefícios.

“Todo o processo dentro da organização de um evento precisa se adequar a esse novo momento, desde a produção até o conteúdo e também os patrocinadores. As mudanças são grandes e necessárias. Mas o momento também oferece ao setor a oportunidade de inovar e alcançar novos públicos e maior”, afirma Falcón.

Apesar de eficiente, o novo modelo demanda maior planejamento e atenção. É imprescindível que o on-line e off-line estejam totalmente integrados, proporcionando a melhor experiência para o público. “Do planejamento e do objetivo, a jornada do conteúdo, passando pelo networking e pela experiência dos clientes e patrocinadores, todos precisam estar alinhados. A relação com clientes e anunciantes também mudam e o mercado precisa se adequar às novas métricas para medir o sucesso do evento”, comenta Falcón.

Pensando nisso, a Swaper listou alguns motivos para investir nos eventos híbridos:

1 - Melhorar a experiência do cliente em 3D e passeios virtuais em 360 °
O primeiro passo para planejar o seu evento é ter os objetivos claros. O que eu quero? Gerar relacionamento entre a comunidade? Acelerar a compra da base de contatos? Gerar visibilidade e ganhar público? Quando falamos em eventos híbridos escolher bem o local que irá receber o público é tão importante quanto a escolha da plataforma de transmissão ao vivo.

Para o público on-line, simular um cenário real, onde as pessoas poderão visitar estandes, salas de networking com interações em tempo real, garantirá um maior engajamento e uma melhor experiência para todos os visitantes.

2 - Maior alcance e mais pessoas participando
Não existem limites para realizar um evento híbrido e/ou on-line. A tecnologia permite aos eventos irem muito mais longe e ampliar o alcance do público, uma vez que não há barreiras geográficas. Com isso, é possível verificar duas grandes oportunidades: somar a participação de palestrantes ao vivo e ainda ter a presença de visitantes de qualquer lugar do mundo.

3 - Aumenta a quantidade de networking
Cada evento é um encontro de ideias, dentro do salão de palestras, no lobby e nos estandes. Esses encontros precisam estar disponíveis tanto no mundo físico quanto no virtual, mas unidas e não de formas separadas e devem acontecer entre todos, palestrantes, expositores, anunciantes e participantes.

4 - Mais patrocinadores e métricas personalizadas
Desde que a estratégia e o objeto do evento estejam bem traçadas é possível abusar da criatividade para agregar mais valor aos eventos e melhorar a experiência de seus clientes e stakeholders. Um evento híbrido permite aos organizadores pensarem em novas formas de patrocínio, inclusive a criação de pacotes com valores específicos para os diferentes modelos - presencial, híbrido ou on-line. A proposta, além da participação com estandes personalizados também pode contar com jogos, enquetes, canais de divulgação, conteúdo pós evento, entre outros.
Novas métricas também podem ser oferecidas, como a localização dos acessos, quantidade de interação entre os participantes, número de impactos nos anúncios medidos por cliques.

Sobre Swapper
Fundada por Alvaro Falcón e Ana Moraga, ambos engenheiros, mestre em tecnologia e MBA, a Swaper é uma produtora de eventos virtuais, que oferece serviços de produção e gerenciamento de eventos online em 3D. Nasceu no Vale do Silício no início de 2019, onde recebeu investimento do do Seed Expands de Corfo, para desenvolver uma tecnologia focada na procura do local ideal, no pedido de orçamentos e até mesmo na reserva de salas. Com a pandemia do Covid-19, os empreendedores que estudaram os processos e as possibilidades das tecnologias necessárias para eventos on-line e criaram o Swaper.com.br, que oferece uma plataforma completa para eventos 3D e passeios virtuais em 360 °, além de seminários on-line e aplicativos gerenciamento de eventos.

A Swaper também oferece um serviço 100% personalizado com a plataforma Socio, a ferramenta funciona como uma rede social privada que gera interações antes, durante e depois do evento, criando uma comunidade e gerando trocas entre os palestrantes, expositores, anunciantes e participantes.

Editorias: Internet  Mídia  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing

Empresa: Sneety