Home  Imagens  Contato  Clássico
Queda do Muro de Berlim: Colégio Humboldt inicia temporada de lives até o dia do marco histórico

A partir de 3 de outubro (sábado), data que marca os 30 anos da reunificação da Alemanha, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) inicia uma série de lives no canal do YouTube da instituição (Colégio Humboldt - Die Deutsche Schule in São Paulo) que vai até 9 de novembro, dia da Queda do Muro de Berlim. Para abrir a programação, às 11h será transmitida a grande final do evento beneficente “(Per)correndo Meio Mundo”, com a participação de um grupo de ex-professores e alunos que estão na Alemanha e irão percorrer o centro de Berlim até chegarem ao Portão de Brandemburgo. Ao final, o professor de história Ronny Möller conduzirá um bate-papo sobre o acontecimento histórico.
A segunda live ocorrerá dia 08/10 às 17h, em que será abordado o processo de evolução do projeto promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para todas as 140 escolas alemãs no exterior: a construção de um monumento em forma de ampulheta que simboliza o tempo e uma passagem entre um “passado escuro e sombrio\" (representando regimes totalitaristas no passado) e o “presente”, que retrata a liberdade e democracia almejadas. Neste encontro, Detlev Devantié, diretor alemão do Colégio, mediará o bate-papo do curador da obra, o artista brasileiro contemporâneo Ricardo Ramalho, e do arquiteto Luiz Biasi entre alunos, com a participação do professor Mathias Rempel.
Em (22/10), a live será uma discussão dos historiadores sobre a cultura de memória, com a mediação de Erik Hörner, vice-diretor do Colégio, e professores Tiago Santos e Mathias Rempel com alunos. Na semana seguinte, em 29/10, Erik Hörner mediará o bate-papo sobre projetos dos alunos nas aulas de história. No dia 05/11 Fábio Martinez, diretor-executivo da instituição conduzirá a live que tem como tema “Holocausto e Relação Alemanha – Israel” com a participação da Comunidade Judaica. E para finalizar a programação, em 09 de novembro, dia da queda do Muro de Berlim, professores e representantes do Consulado da Alemanha vão falar sobre o marco histórico.

Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão - Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.

Editorias: Educação

Empresa: Communica Brasil