Home  Imagens  Contato  Clássico
Conheça a diversidade das pedras preciosas brasileiras que encantam o mundo

O Brasil apresenta uma grande variedade de pedras e minerais preciosos que chamam atenção da indústria e consumidores internacionais. Segundo o Precious Brazil, projeto setorial desenvolvido pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o país é conhecido pela diversidade das gemas coradas presentes em seu solo. Algumas delas se destacam, inclusive, pela raridade: como o Topázio Imperial e da Turmalina Paraíba.

Esmeraldas, Águas-Marinhas, Ametista, Citrinos e variações de Turmalinas são exemplos de pedras encontradas no Brasil. “Da família dos quartzos, a Ametista é uma das pedras mais presentes na indústria de Soledade, no Rio Grande do Sul. A cidade tornou-se referência internacional no beneficiamento de minerais trabalhados como itens de decoração e peças de coleção”, explica Clarissa Maciel, gerente de Relações Internacionais do projeto, que completa: “Da mesma família, o Citrino brasileiro ganha destaque no mercado por apresentar tons quentes, que variam do amarelo ao laranja, encantando comprados em eventos no exterior, como a GJX Tucson, uma das maiores feiras internacionais de gemas que acontece nos Estados Unidos.”

No interior de Minas Gerais há uma grande concentração de empresas de beneficiamento de pedras preciosas que abastecem a indústria joalheira mundial. Teófilo Otoni e Governador Valadares reúnem diversos negócios familiares que carregam a tradição do brasileiro na lapidação de pedras preciosas. “Em Ouro Preto, está a única extração de Topázio-Imperial do mundo, pedra que pode se apresentar de cores múltiplas, como laranja, lilás, vermelho-cereja e amarela. Na tonalidade rosa ela é extremamente rara” revela a gerente de Relações Internacionais do Precious Brazil.

Mas não é apenas o que Brasil oferece que o torna tão especial no setor, segundo Clarissa \"a forma como o brasileiro apresenta suas pedras é diferenciada. Ao longo dos anos construímos uma imagem de excelência no atendimento, pois a diversidade nos levou a compreender um amplo leque de pedras preciosas. Entendemos de tudo um pouco. Por isso, nos princípios que orientam nosso posicionamento estão os conceitos Excellence, Expertise e Essence. O Precious Brazil busca desenvolver cada vez mais este autoconhecimento, uma vez que o mercado já nos reconhece dessa forma então é preciso que as empresas também se vejam assim e valorizem esses atributos”.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 95 empresas do setor.

Informações adicionais podem ser obtidas através do site http://www.preciousbrazil.com

Informações para a imprensa:
Rovella & Schultz Boutique Press
Roberta Rovella Radichi – Gabriela Cesario