Home  Imagens  Contato  Clássico    
Como reciclar Isopor® em São Paulo?
Santa Luzia é uma das poucas empresas no país a reciclar bandejas de Isopor®

Pouco conhecido como um tipo de plástico, ele pode ser transformado em solados, materiais de escritório e até de construção se descartado corretamente

Embora muitas pessoas o conheçam popularmente pela marca Isopor®, poucas provavelmente sabem que este material tão presente no nosso cotidiano é um plástico. O poliestireno expandido (EPS), como é tecnicamente chamado, é bastante utilizado em embalagens de marmitex, bandejas e copinhos. Ele também é usado em caixas térmicas, trabalhos escolares, berço de capacetes, pranchas de surfe, entre outros.

Você pode identificar o EPS pelo selo para reciclagem, que é o mesmo do poliestireno ou PS (Foto: Pixabay)

O Isopor® está por toda parte por ter ótimo custo-benefício fabril. Estima-se que só no Brasil sejam consumidas mais de 100 mil toneladas de EPS/ano. Mas o que fazer com o plástico depois de usá-lo? Se você o descarta com o lixo comum em São Paulo, saiba que ele é 100% reciclável.

Resíduos de EPS podem ser transformados em solados de calçados, materiais de escritório e de construção, a exemplo do que faz a Santa Luzia, indústria catarinense que já reciclou quase 50 milhões de kg de resíduos plásticos em rodapés e guarnições.

Apenas 34,5% do Isopor® consumido no Brasil é reciclado. Saiba como você pode ajudar a melhorar este índice!

Lave e seque os resíduos
Como qualquer embalagem, o Isopor® precisa estar limpo e seco antes de ser descartado. Restos de comida, líquidos, adesivos, etiquetas, colas e sujeiras diversas ‘contaminam’ o material, inviabilizando a reciclagem. É comum em marmitas não ser possível tirar manchas de feijão ou molho de tomate. Por serem de gordura, as manchas não impedem o reaproveitamento se não houver resíduos orgânicos presos nestas embalagens.

Não se esqueça de separar!
Nunca descarte o Isopor® no lixo comum. Ele ocupa muito espaço apesar do pouco peso – 98% dele é ar – e o acúmulo dele inviabiliza aterros rapidamente. Separe-o com outros recicláveis na sacolinha verde – a cinza é destinada aos não recicláveis. Se você mora em um condomínio que faz a separação por coletores, deposite-o junto com outros plásticos no vermelho.

Coleta seletiva
Segundo a Prefeitura, todo o município é contemplado pela coleta seletiva (ou diferenciada) realizada por cooperativas e concessionárias. Consulte aqui o dia e o horário da sua região.

Entrega Voluntária
Por ser leve e ocupar muito espaço, o Isopor® sai em desvantagem em relação a outros materiais e pode não ser coletado em algumas regiões mesmo quando é separado para reciclagem. Neste caso, você pode voluntariamente entregar os resíduos, limpos e secos, em cooperativas.

Confira abaixo opções em São Paulo:

Coopervivabem
Av. Pres. Castelo Branco, 7729, Ponte Pequena, 01142-300

YouGreen
Rua do Curtume, 648, Lapa de Baixo, 05065-000

Mega Central – Cooper Vira Lata
Pq. Raposo Tavares, 18-70, Jardim Olympia, 05551-065

Recifavela
R. Pacheco Chaves, 108, Vila Prudente, 03126-000

E na Região Metropolitana:

Coopereciclável – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Guarulhos
R. Estrela do Oeste, 119, Parque Industrial do Jardim São Geraldo, 07140-030

Cora – Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Arujá
Av. Londres, 240, Bairro do Portão, 07432-575

Santa Luzia
Se você deseja enviar seus resíduos de Isopor para Santa Luzia transformá-los em materiais de construção, entre em contato com a Pro Ecologic pelo telefone (12) 3426-3733 ou pelo e-mail vanessa@proecologic.com.br para melhor orientação.

Ecopontos
Você pode descartar as sobras e aparas dos rodapés de Isopor reciclado da Santa Luzia nos Ecopontos da Prefeitura. São mais de 100 opções por todas as regiões da cidade para entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (1m³). Todos funcionam de segunda à sábado das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Confira o Ecoponto mais próximo de você aqui.

Sobre a Santa Luzia
Fundada em 1942 por João Effting, a Santa Luzia começou como uma pequena fábrica de espelhos em Braço do Norte-SC. Ao passar a fabricar as molduras para os espelhos, a empresa cresceu aceleradamente até revolucionar sua produção de perfis decorativos, revestimentos e acessórios em 2002, ao trocar 98% da matéria-prima inicial, madeira, pela reciclagem de resíduos plásticos como poliestireno expandido (EPS ou Isopor®) e poliuretano (PU). Maior parque industrial moldureiro da América do Sul, a Santa Luzia tem produtos comercializados em mais de 4 mil pontos de venda em mais de 400 cidades pelo país. Atualmente, exporta cerca de 10% da produção para países como Estados Unidos, Japão, Argentina, Uruguai e Chile.

Industria Santa Luzia
http://www.industriasantaluzia.com.br
0300 145 1300

Editorias: Construção e Arquitetura  Ecologia e Meio ambiente  Imóveis  Industria  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Diego  
Contato: Diego Monteiro  
Telefone: 11--

E-mail: diego@denisedelalamocomunicacao.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release