Home  Imagens  Contato  Clássico
DonaFlor Mobília exalta os trabalhos manuais e mostra formas e contornos em sua coleção 2020

Ao desenvolver sua linha de produtos, a DonaFlor Mobília transmite em vários pequenos detalhes a intenção de que as pessoas se sintam convidadas a usar e permanecer nos móveis criados pela marca, e se questiona a respeito do impacto que seus produtos podem causar no dia a dia dos consumidores. A busca constante pela aplicação de conforto e ergonomia para o corpo relaxar tranquilamente, a pesquisa incessante por tramas que trarão a sensação de acolhimento e aconchego, e a leveza das estruturas, que ganham personalidade através do olhar dos mais renomados designers brasileiros, tornam as coleções DonaFlor as melhores mobílias para as pessoas viverem e desfrutarem os bons momentos da vida juntas e ao ar livre.

A coleção 2020 da marca valoriza o artesão e a cultura dos trabalhos manuais porque eles representam a desaceleração em prol do bem-estar. Por isso, as novas peças mostram a estrutura como forma, evidenciando seus contornos, a partir da premissa da construção simples, que equilibra rigidez, flexibilidade e estabilidade. Assim, as tramas ganham relevos de simplicidade e leveza, com sobreposição de fios que resultam em tramados únicos e ricos, com tapeçarias elaboradas a partir da combinação de diferentes materiais e modelagens individualizadas para oferecer conforto. São móveis de design e arte, onde o concreto é o veículo para a materialidade.

As superfícies, formas e cores da nova coleção DonaFlor Mobília são exploradas através do olhar de designers como Camilla Bottoni e Luciana Yakota, do Estúdio Plume, que trazem peças autorais e artesanais únicas, executadas por suas mãos, resultando na delicada e sutil linha Ishi.
Para 2020, a DonaFlor Mobília desenvolveu uma coleção de tapetes chamada Ara (ar em tupi), onde os vazios das tramas buscam novos grafismos, além de objetos suspensos como poltronas, daybeds, floreiras e luminárias, que trazem um convite ao lúdico e adquirem espaço subindo as paredes e permitindo novas personalizações de ambientes feitos para aproveitar o melhor da vida. Confira abaixo os lançamentos DonaFlor Mobília para o próximo ano:

Lançamentos

Adolini + Simonini
Linha Fence _ Sofá, poltrona e mesa de centro
O conceito da nova linha vem da observação das cercas de delimitação e a interpretação desse elemento rústico do cotidiano rural se transfigura em algo abstrato transformado em móvel. A combinação entre madeira e metal permite a ênfase no estilo minimalista “low high”, onde a madeira natural se encaixa numa peça metálica usinada, símbolo da precisão. De forma contemporânea e acolhedora, o revestimento estrutural de cordas tramadas e almofadas tipo travesseiro combinam elementos presentes na nossa memória.

Daniela Ferro
Estofado Gael
Uma reinterpretação da madeira ripada, tipicamente associada ao mobiliário outdoor, dá o tom do design do estofado modular Gael. Neste conjunto, os perfis de madeira, levemente arredondados, surgem com espessuras distintas e alternadas, criando um ritmo visual inusitado. Dando suporte às ripas, temos pés e longarinas metálicas posicionados em ângulo, ao mesmo tempo robustos e leves. Braços e encostos, em pranchas de madeira maciça com formatos sutilmente desenhados, são posicionados sobre quadros vazados de perfil metálico, o que reforça o arejamento da composição visual. O conforto é proporcionado pelas generosas almofadas de assento e encosto, complementadas por almofadas de apoio. Formado por sofás, mesa módulo e chaise-longue, o estofado modular Gael dá um discreto toque de poesia nos ambientes outdoor.

Estúdio Plume
Linha Ishi_ mesas laterais e prateleiras
Tranquilidade, paz e harmonia com a natureza são elementos presentes na cultura do povo oriental. Conhecidos pela serenidade e tranquilidade, os jardins japoneses possuem itens que vão além da questão estética, pois há simbologia e misticismo por trás de cada elemento. Dentre eles, escolhemos a pedra, um dos mais importantes na construção de um jardim japonês, utilizados em caminhos e percursos, que representa o sentido de conhecimento, longevidade, eternidade e evolução, além de sua beleza estética e função. Buscamos traduzir a força do simbolismo da pedra do jardim japonês, de forma sutil e delicada, fazendo um diálogo com o verde da área externa, com a natureza, e assim, criar um espaço agradável de pausa, descanso e contemplação no cotidiano corrido de hoje. Nasce a linha ISHI (pedra em japonês): pedras flutuantes.

Lattoog Design
Poltrona Gota
Trazendo a mimese interpretativa da natureza, o desenho de uma poltrona suspensa que carrega desde seus primeiros esboços a forma de uma gota. O resultado formal se assemelha a um grande pano suspenso, que evidencia também a ideia de um ninho que procura abrigar e proporcionar a melhor experiência ergonômica possível. Articulando elementos diversos como madeira, metal, corda náutica e estofamento, a poltrona Gota põe a estrutura à mostra com poética, leveza, equilíbrio, conforto e rigor técnico.

Floreiras Rings e Pingo
Materializando as formas de uma gota d´água em um produto e seguindo uma linha de projeto que faz uso de mímesis formais da natureza, as floreiras Rings e Pingo se unem a peças como a Birdhouse Gotinha e poltrona Suspensa Gota para afirmar o compromisso dos Lattoogs em trazer para o mercado peças com narrativas ligadas a alguns temas que os inspiram como a cultura nacional, natureza e o mar.

Luminárias de piso Bask
Expandindo ainda mais a série Bask, que já conta com poltrona, sofá, cadeira, mesas e chaise, as luminárias de piso em três tamanhos procuram compor facilmente o espaço externo ou interno, trazendo luz sutil e aconchegante de forma difusa, através das cores de suas cordas coloridas.

Luminárias pendente Bask
Dando sequência a extensa série Bask, composta por diversos móveis que tem como característica principal as tramas de cordas em forma de “X”, os designers procuraram trazer o desenho de luminárias leves, porém de grandes proporções, que buscam estabelecer novas relações com mesas e ambientes de forma mais lúdica.

Mesas laterais Bottle
O desenvolvimento deste projeto está ligado ao estreitamento das relações formais entre madeira, metal e trama – elementos característicos da Donaflor Mobília. Aqui esses materiais distintos se articulam para gerar uma só forma: simples e monolítica, porém com textura e cor.

Pula Corda luminária
A inspiração para o projeto desta luminária vem diretamente de uma corda de pular feita pela própria Donaflor, em madeira maciça e corda náutica para celebrar o lema “A Vida lá fora”. Buscando uma relação solta, versátil e sempre inesperada, os designers da Lattoog imaginaram esta peça como um projeto a ser acabado, com configurações e formas a serem definidas pelo próprio usuário ao fazer seus nós e caminhos para fixar a luminária de acordo com seu próprio modo. É um convite à brincadeira!

Rejane Carvalho Leite
Daybed Onda
Um híbrido entre chaise, sofá e cama. Uma tipologia para ser compartilhada. Pensando no gesto do pescador jogando a rede ao mar e recolhendo os peixes, nasceu a ideia de fazer a daybed em forma de leque, convergindo o olhar para um só ponto, aproximando quem dela usufrui. Para criar uma atmosfera mais aconchegante um grande apara sol se projeta, criando uma sutil zona de luz e sombra. Complementando a proposta, uma pequena mesa retrátil serve como apoio lateral.

Linha Loop _ poltrona de balanço e suspensa, banqueta bar e mesa de jantar
Crescendo a linha de estofados lançada em 2018, a linha Loop brinca com as curvas da estrutura que se tangenciam unidas pela corda naval. A trama fechada na base do espaldar é interrompida por cordas verticais, que se cruzam de forma espaçada, entrelaçando a estrutura, criando leveza e transparência sem perder o conforto.

Linha Colibri _ banco, cadeira e mesa de jantar
A estrutura em alumínio pensada para ter personalidade marcante através de seus ângulos bem marcados se coloca em segundo plano para reverenciar a silhueta delicada das peças em madeira maciça usinadas de forma sinuosa. Uma linha que valoriza a anatomia, através do uso bem planejado do material.

Daybed Pet Ninho
Cães e gatos são uma parte importante das famílias. Por esse motivo, todos os animais de estimação querem passar mais tempo perto de seus donos. Foi pensando assim que criamos uma caminha acolhedora, com almofada macia para aninhar a quem nos traz tranquilidade e bem-estar.

Poltrona Flow
O desenho da silhueta da tradicional Berger é desalinhado pela combinação de diferentes cordas e cores, tramadas entre si, resultando numa peça contemporânea. Seu espaldar alto cria uma atmosfera introspectiva. A estrutura de linhas orgânicas e fluidas traz suavidade e delicadeza à poltrona Flow. As almofadas envolvem o usuário criando aconchego e o pufe complementa o conforto. A poltrona Flow é oferecida em duas soluções: em corda náutica com uma trama horizontal vertical que traz calma e tranquilidade, podendo compor com duas cores, e também em fibra sintética, com uma trama diagonal, moderna, leve e monocromática.

Sergio Matos
Jamaxi
A linha tem como inspiração a cestaria indígena do cesto weiepe, conhecido também por jamaxi, é um dos artefatos tradicionais dos Waimiri Atroari, confeccionado pelos homens e usado pelas mulheres para transportar produtos da roça.

Carambola
Os gomos são a marca da carambola, fruto agridoce originário da Ásia. Presente em todo o Nordeste brasileiro, sua forma exótica nutre o conceito do produto assinado com seu nome. Com sabor de originalidade, o puf Carambola aguça o olhar pelo entrelaçamento artesanal da corda de poliéster sobre o alumínio. A estética que evoca os trópicos arrebatou em 2012 os prêmios iF Product Design Award, na Alemanha, e o Design Excellence Brazil. O design que abre o apetite para a décor contemporâneo com tempero de brasilidade formata o cesto multifuncional.

Mila Rodrigues
Linha de tapetes ARA _ Diagonal, Chuva e Orgânico
Os novos tapetes são desenvolvidos em parceria com a Cia das Fibras, dando continuidade à linha lançada com eles em 2017, e trazem todo o know-how da marca em produtos tramados por artesãos habilidosos e extremamente cuidadosos.

ARA (ar em tupi) é uma linha de tapetes pautada nos vazios gerados pelas tramas. A intenção é ressaltar etapas do processo executivo e torná-las efeito. Os vazados geram grafismos e transmitem a sensação de arejamento resumindo bem a necessidade de frescor que tapetes para esse segmento devem ter. Ara Chuva foi desenvolvido em técnica de tear, em corda náutica, imprimindo a chuva vigorosa que cai e refresca a temperatura. Ara Diagonal foi criado em trama artesanal, em fibra sintética, 100% exposição ao tempo e possui múltiplos efeitos partindo de eixos diagonais. Ao ser visto de cima, o efeito é um, ao caminhar ao redor do tapete as percepções vão mudando suavemente, como um passeio pelas dunas de areia que se movem constantemente. Já Ara Orgânico foi desenvolvido em trama espiral e executado com corda náutica. Traz aplicação irregular da forma arredondada, construindo um efeito lúdico para deixar o ambiente menos rigoroso. A intenção é buscar o contorno orgânico das lagoas. Executado em vários tamanhos, dos grandes que abraçam o ambiente todo, aos menores que podem compor entre si com um conjunto de cores e tamanhos diferentes.

DONAFLOR MOBÍLIA

Editorias: Construção e Arquitetura  Feminina  Imóveis  Industria