SONDA cria soluções para que as pessoas possam se locomover com a máxima segurança, até mesmo usando o transporte público
São Paulo, 10 de setembro de 2020 - Tanto na manutenção dos serviços essenciais, quanto no retorno aos escritórios, uma das principais preocupações de empresas e colaboradores tem sido o transporte público, por conta do risco maior de contágio da Covid-19, já que coloca várias pessoas em um mesmo ambiente fechado e, geralmente, por um período prolongado.
Mas, se depender da SONDA - maior empresa de serviços de TI da América Latina - essa preocupação pode ser atenuada e controlada. Isso porque a companhia exercitou toda a capacidade de inovação para desenvolver soluções ou reinventar aplicações para tecnologias já existentes, que antes se destinavam a outras finalidades, e que trazem mais segurança e higiene para ambientes como ônibus, aeroportos e até as empresas.
Iluminação UV
Uma das principais novidades da SONDA no quesito reinventar soluções para dificuldades atuais é o uso de luz ultravioleta para eliminar vírus, fungos e bactérias de objetos e ambientes abertos ou fechados, por meio de luzes inteligentes em elevadores, ventiladores, túnel de desinfecção, ou até compartimentos higienizantes onde são armazenados alimentos.
“Com essa tecnologia, por exemplo, usando lâmpadas inteligentes na cabine do motorista, é possível desinfetar um ônibus em apenas cinco minutos”, conta Marco Moniz, Diretor de Produtos para Cities e Transportes da SONDA.
Álcool em gel ao toque do bilhete
Para proporcionar a segurança das pessoas que utilizam o transporte público, a SONDA desenvolveu o Higienizador Automático, com funcionamento intuitivo e prático. Basta a pessoa pagar a passagem com a aproximação do bilhete que o equipamento acenderá uma luz de led, com alerta sonoro, avisando que o passageiro já pode colocar a mão no local indicado para receber a quantidade necessária de álcool. O equipamento só dispara o líquido/gel ao identificar proximidade, evitando desperdício ou acionamentos indesejados, e a reposição do álcool é feita mensalmente.
“Além disso, é uma proteção para todos, já que reduz os fatores de contágio por contato direto, promove hábitos de higiene pessoal e garante a acessibilidade de pessoas com baixa visão ou audição”, explica o diretor de Smart Cities e Transportes da SONDA.
Temperatura controlada
Neste quesito, a SONDA pensou nas diferentes necessidades relacionadas à medição de temperatura para identificação da Covid-19. Assim, disponibiliza ao mercado:
Câmeras termográficas capazes de detectar a temperatura de até 30 pessoas por vez, com diferença de 0,5º para mais ou menos;
Dispositivos para o reconhecimento facial que podem ser tão pequenos quanto uma micro câmera e verificam tanto se a pessoa está de máscara, quanto a temperatura corporal. A velocidade de detecção é de 0,5 segundo e a distância máxima pode ser de 3 metros (para verificação de máscara) ou 50 cm (para temperatura).
Controle de temperatura móvel, com câmeras que podem ser instaladas a até 1,5 metros de altura e possuem algoritmo de medição, aumentando a confiabilidade.
“Todas essas inovações são contribuições da SONDA para a sociedade, ao permitir protocolos que diminuam o contágio da Covid-19 e permitam que as pessoas se locomovam como precisam, até mesmo em transporte público, com máxima segurança, diz Moniz.
As soluções de transporte e smart cities da SONDA é um desdobramento da aquisição da M2M, em janeiro de 2019, uma das maiores fornecedoras de soluções de monitoramento inteligente de frotas para o setor de transporte público do Brasil. “Conseguimos unir a nossa experiência no mercado de transporte e as soluções que já tínhamos dentro de casa, com as outras áreas de desenvolvimento da SONDA, agregando novas tecnologias” explica Moniz.
Sobre a SONDA
A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,131 bilhão em 2019 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.
No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 7 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com 7 Centros de Serviços, 1 Centro de Inovação e 3 Data Centers.
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