Home  Imagens  Contato  Clássico
Marcelo Dória dá dicas sobre como driblar a crise em evento na ACISBEC
...

Estar no lugar do cliente, saber o que ele quer, buscar conhecimento e ter diferencial competitivo estão entre as práticas para o caminho do varejo bem-sucedido. O recado foi transmitido por Marcelo Dória, empresário do segmento de produtos e serviços, há 17 anos, durante evento na noite de quinta-feira (22), na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).

No evento, ele abriu a palestra contando a sua história, das suas empresas e suas ações. Começou como vendedor de lingerie, aos 17 anos, e atualmente é dono de uma rede de lojas. Segundo o empresário, o comerciante deve ter como regra de vida ser o seu próprio cliente. “Acredite, trabalhe! E faça pelo cliente o que você gostaria que fizesse pra você.”, ensinou. “A crise não é motivo para não evoluir. Não espere ela passar, invista!”.

O empresário, que tem o sobrenome do governador de São Paulo, João Dória, antecipou para a plateia: “É apenas uma feliz coincidência”.

Marcelo Dória, 39 anos, é dono do Depósito da Lingerie, empresa que nasceu no final dos anos 90, numa sobreloja alugada na avenida Mateo Bei, em São Mateus, na Zona Leste. “Não é só de dinheiro que precisamos para empreender. É preciso mais do que isso: conhecer muito bem o mercado em que atua”, ensinou.

Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC, disse que esse tipo de iniciativa da ACISBEC, realizada em parceria com o Sebrae, ajuda a estimular os pequenos negócios e contribui para gerar emprego e renda para a cidade. “A associação está aberta a todos os empreendedores”, afirmou.

Entre o público presente, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SDECT), Hiroyki Minami, disse que essas ações contribuem para qualificar o setor e trazer mais desenvolvimento em São Bernardo. “Essa atividade coincide com a política da administração local apoiando principalmente os pequenos empreendedores”, disse.

Valorizar - Para fazer o negócio prosperar, Dória destacou que é necessário entender o que o cliente quer, a cadeia produtiva que envolve o produto, as tendências para o negócio e as necessidades dos colaboradores. “É preciso cursar ainda a Fababa”, disse em tom de brincadeira. “Sabem o que é? É a faculdade da barriga no balcão, ou seja, ter muita disposição para trabalhar, além do horário comercial”.

Além de ter um propósito definido, o empresário ensinou que são estratégias importantes ter um diferencial competitivo para se manter no mercado; observar que o comportamento do consumidor mudou, hoje ele é mais tecnológico, conectado, consciente dos seus direitos e ainda valoriza experiência e preço. E, principalmente, capacitar o colaborador, que é o melhor caminho do sucesso. “O seu funcionário é o seu primeiro cliente, se você não o convencer como vai querer fazer isso com o seu público? Ele precisa estar preparado para o atendimento. Uma equipe bem treinada consegue detectar exatamente o que o consumidor quer e ainda oferecer produtos adicionais”, disse.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697