Home  Imagens  Contato  Clássico
Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) atua no Brasil para fomentar o uso de sprinklers no combate a incêndios

O equipamento é um dos principais sistemas de combate a incêndio disponíveis, considerado um dos mais eficientes, pois evita que as chamas se alastrem

A Associação Brasileira de Sprinklers (ASBpk), foi fundada em 2011 com objetivo de fomentar o uso de sprinklers (chuveiros automáticos) no território nacional. O equipamento é um dos principais sistemas de combate a incêndio disponíveis, considerado um dos mais eficientes, pois combate as chamas ainda no início, evitando que o fogo se alastre no estabelecimento.
Junto a outras medidas, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores portáteis e hidrantes, por exemplo, o sistema de chuveiros automáticos - conhecido popularmente pelos engenheiros como ‘sprinkler’ - ajuda a evitar a perda do patrimônio e, o mais importante, a salvar vidas. É um dos componentes de maior importância de uma rede de combate a incêndio, com a capacidade de inibir a propagação das chamas e de fumaça tóxica, diminuindo assim, os danos e tragédias com incêndios de grandes proporções.

O sprinkler é fabricado em latão revestido de uma cobertura resistente à corrosão e possui uma espécie de “gatilho”, um elemento termo sensível, chamado bulbo. O bico do sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por uma tampa travada pelo bulbo, cujo interior contém um líquido que se expande a uma determinada temperatura, de maneira que a cápsula seja rompida quando um incêndio for iniciado.

De acordo com Felipe Melo, presidente da ABSpk, se instalado de maneira correta e com manutenção em dia, o sprinkler entra em operação automaticamente, somente em caso de fogo, liberando água de forma rápida e pontual, cobrindo uma área aproximada de 16m², controlando o fogo em seu início e, assim, propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local de forma mais eficiente e segura.

Sobre a ABSpk
A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida

Assessoria de Imprensa: Image 360
Kethylin Pinheiro