Home  Imagens  Contato  Clássico
Os olhos “brilham” de verdade?
Os olhos brilham?

Costumamos dizer, quando alguém está muito feliz, apaixonado ou empolgado com alguma situação, que seus olhos “estão brilhando”. Porém, será que, do ponto de vista da Oftalmologia, essa impressão tem fundamento?
Não, olhos não emitem luz - apenas a recebem, permitem a sua entrada através das pupilas. O máximo que pode acontecer é os olhos estarem mais úmidos, o que acaba criando uma camada superficial que reflete mais a luz.
Contudo, é importante lembrar que os olhos são um dos mais importantes elementos de composição das expressões faciais e, realmente, podem transmitir os sentimentos que vão pela nossa alma.
Assim, quando Tom Jobim diz em sua canção “Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem sem encontrar...”, essa é a representação de um sentimento que vem “do coração” e, realmente, exprime-se no olhar. E, ao contrário do que se poderia imaginar, está cientificamente comprovado que o amor dilata as pupilas – e não as contrai, o que daria margem à impressão dos olhos estarem mais brilhantes.
Em nosso corpo, saúde e emoção andam juntas. E, como disse a escritora Lya Luft, “quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar”.

______________________________________________________________________

Dr. Cláudio Domingues
CRM 49624
Graduado em 1984 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização no Instituto Tadeu Cvintal do Hospital Santa Catarina e pós-graduado pelo Centro de Extensão Universitária, Dr. Cláudio Domingues, Oftalmologista e cirurgião, está à frente do Centro Oftalmológico Perdizes – COP.

Sobre o Centro Oftalmológico Perdizes – COP
Clínica especializada, criada em 1988 pelo Dr. Cláudio Domingues, reúne profissionais de todas as principais áreas da oftalmologia: córnea, retina, estrabismo, catarata e glaucoma.
Rua Cardoso de Almeida, 634 – Perdizes – São Paulo
F.: 11 3862-2441 ou 3868-1312

________________________________________________________________

Se você achou a pauta interessante e quiser mais informações, esclarecer dúvidas sobre Oftalmologia, obter entrevista ou imagens, entre em contato com a Assessoria de Imprensa:
Ideia Contexto
Rosa Cristina Visconti