Home  Imagens  Contato  Clássico    
Projeto Muros na Mata Atlântica prossegue em Campinas com ações sociais e de formação
Mata de Santa Genebra, em Campinas, local de atividades educativas do projeto. Imagem: Fernanda Sunega/Wikipedia.

O Projeto Muros na Mata Atlântica, que está sendo aberto em Campinas e depois irá para outras nove cidades de quatro estados, tem continuidade até o dia 23 de novembro na cidade, com a conclusão do mural multicolorido em fase de pintura na avenida Aquidabã e atividades socioculturais e de formação. O mural tem a assinatura do artista plástico Filiage, expoente do muralismo no Brasil.

O próprio Filiage será o responsável por conduzir neste sábado (20) uma oficina associada à pintura de um painel na Mata de Santa Genebra, localizada no distrito de Barão Geraldo e uma das maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica situadas em área urbana em todo o território nacional.

A atividade contará com a participação de alunos do primeiro ano do Curso de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas e começará às 8 horas, com uma visita guiada pela mata, seguida da oficina ministrada por Filiage. Os próprios alunos serão convidados a participar da pintura do painel.

A outra ação sociocultural é uma visita guiada de deficientes visuais atendidos pelo Centro Cultural Louis Braille ao local onde o mural está sendo pintado na avenida Aquidabã, centro de Campinas, entre as pontes das ruas Boaventura do Amaral e Irmã Serafina. A atividade está prevista para as 10h30 do dia 23 de novembro, com acompanhamento de técnicas da instituição e orientação para que os deficientes visuais tenham informações sobre o mural e os propósitos do Projeto Muros na Mata Atlântica.

No dia 24, à tarde, na Mata de Santa Genebra, haverá palestras sobre a Mata Atlântica para estudantes do ensino fundamental das escolas da rede municipal Carmelina de Castro Rinco e Pe. José Narciso Vieira Ehrenberg.

Muros na Mata Atlântica

A atividade central do Projeto Muros na Mata Atlântica é a pintura de um painel de cerca de 180 metros quadros, em curso desde o dia 12 de novembro em um dos paredões laterais da avenida Aquidabã, próximo ao Bosque dos Jequitibás, situado em uma área remanescente de Mata Atlântica no município. A previsão é que esteja concluído até o dia 23, a depender das condições climáticas.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Muros na Mata Atlântica tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável do grupo para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas. A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“O propósito do projeto é presentear as comunidades com murais que, além de valorizar e impactar o entorno das áreas onde serão pintados, celebram a biodiversidade, animal e vegetal, e chamam a atenção para a urgência de preservação do que resta de Mata Atlântica”, afirma Filiage.

Natureza é a inspiração

Filiage trabalhou como ilustrador publicitário em São Paulo e viveu nove anos na Espanha. Lá, tomou contato com o trabalho de muralistas que o inspiraram a seguir a trajetória da pintura mural. De volta ao Brasil, fez vários trabalhos, desenvolvendo uma técnica de pintura multicolorida e de formas estilizadas, utilizando nas imagens plantas e animais típicos dos locais onde as obras são realizadas, com influência da Pop Arte e da ilustração norte-americana.

“A Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

Muros na Mata Atlântica é, portanto, uma alusão à expansão urbana para o interior do bioma. “São os muros que colocamos dentro da mata. De forma poética, ao pintar os murais trago a mata de volta ao seu lugar de direito”, conceitua o autor do projeto.

O mural que está sendo pintado por reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica, como réptil e aves. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, que é bióloga.

O minucioso trabalho envolve a utilização de uma paleta de aproximadamente vinte cores, entre tons básicos e nuances, aplicadas com pincel, rolo e revólver pulverizador. Serão consumidos na composição do painel cerca de 40 litros de tinta esmalte sintético à base de água, que protege superfícies externas ao mesmo tempo em que é mais amigável ao meio ambiente. O resultado da técnica empregada por Filiage confere relevo e realismo às imagens.

Projeto Nacional

Além de Campinas, os outros municípios que receberão os painéis dos Muros na Mata Atlântica são Mauá, São Paulo (dois murais) e São José do Rio Preto, em São Paulo; Curitiba (dois murais) e Foz do Iguaçu, no Paraná; Joinville e Florianópolis (dois murais), em Santa Catarina; e Gramado e Porto Alegre (dois murais), no Rio Grande do Sul.

Estão previstas nas cidades que receberão o projeto eventos como palestra sobre a Mata Atlântica para estudantes, professores da rede pública de ensino e demais interessados no tema; e uma visita guiada ao mural com deficientes visuais, auditivos e cognitivos, auxiliados por monitores de entidades assistenciais, como incentivo a que pessoas com deficiência possam apreciar a arte por meio de outros sentidos. Essa atividade requer o agendamento prévio das instituições interessadas nas Secretarias de Cultura dos respectivos municípios.

SERVIÇO
Projeto Muros na Mata Atlântica - Atividades socioculturais
Onde: Campinas (SP)
Oficina com pintura de painel por estudantes
Local: Mata de Santa Genebra, distrito de Barão Geraldo
Quando: 20 de novembro de 2021, a partir das 9 horas
VIsita guiada com deficientes visuais
Local: Cercanias do local onde o mural está sendo pintado na avenida Aquidabã, entre as pontes das ruas Irmã Serafina e Boaventura do Amaral
Quando: 23 de novembro, a partir das 10h30
Palestra sobre a Mata Atlântica
Local: Mata de Santa Genebra, distrito de Barão Geraldo
Quando: 24 de novembro, à tarde, para estudantes da rede municipal


Como seguir e postar nas redes sociais:
Facebook (http://www.facebook.com/MurosnaMata) e Instagram (@filiage.arte) com a hashtag #murosnamataatlantica



Sobre Filiage
Nascido em São José do Rio Preto e morando atualmente em Campinas, atuou como ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de animais e plantas. Participou de edições da Campinas Decor e Casa Cor, de São Paulo, e realizou pintura mural temática em várias cidades paulistas. Tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia.

Sobre a AkzoNobel
Somos pioneiros em um mundo de possibilidades para dar vida às superfícies há mais de 200 anos. Há uma grande chance de você estar perto de um de nossos produtos, pois somos especialistas em cor e proteção. Nosso portfólio de marcas globais – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos ser líderes da indústria. Afinal, é o que você esperaria da empresa mais sustentável e inovadora de tintas e revestimentos que inventa o futuro há mais de dois séculos. Para obter mais informações, visite http://www.akzonobel.com. © 2021 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

Sobre a Track Comunicação
Especializada em produção cultural, foi fundada em Campinas em 2005. Em quase vinte anos de trajetória, participou de mais de 50 projetos e no desenvolvimento de mais de 15 projetos e estímulo à leitura por meio de leis de incentivo fiscal, voltados principalmente a crianças e deficientes visuais. Promoveu ainda encontros, sessões de autógrafos e fotos com autores, ilustradores e contadoras de histórias. Também atua na produção de espetáculos teatrais, apresentações musicais e exposição de artes visuais de renomados artistas.

Editorias: Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Industria  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: PCN COMUNICAÇÃO  
Contato: PAULO CESAR NASCIMENTO  
Telefone: 19-3291-2420-

E-mail: pcncom@hotmail.com
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release