Home  Imagens  Contato  Clássico
Soneda é canal perfumaria no ecossistema da Casas Bahia Marginal Tietê

Novembro de 2021 – Em 2020, Minoru Kamachi, diretor da Soneda Perfumaria (http://www.soneda.com.br), recebeu um convite que promete colocar a rede como um dos principais protagonistas no mercado da beleza no Brasil. A companhia, com 32 lojas em 15 cidades de São Paulo, especialmente na capital e região metropolitana, fora a selecionada pela direção da Via para ser a loja de cosméticos na nova Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo, que entra em operação no dia 19 de novembro.

Na Casas Bahia Marginal Tietê, em um espaço de 9 mil metros quadrados, a Via selecionou grandes marcas para que juntas funcionem como um laboratório de inovação aberta, onde a companhia testará novas soluções para o varejo, que, se aprovadas pelo público, serão replicadas em outras lojas da rede. A Soneda, ao lado de outras três companhias, funcionará com o conceito “store in store”, ou seja, terá uma loja com ambiente e área de checkout próprios.

A Soneda será a primeira perfumaria do Brasil, senão da América Latina ou até do mundo, como diz Júlio Takano, CEO da KT Retailing e autor do projeto arquitetônico do novo empreendimento da Via, a estar nesse ecossistema de marcas. Outras importantes marcas, como Philco, Electrolux, Whirlpool, Britânia, Mondial, Samsung e LG, também estarão presentes na nova loja.

Envoltas em paredes de vidro, reproduções de cozinha e sala equipadas com eletrodomésticos automatizados e dispositivos inteligentes estarão abertas ao público para testes na Casas Bahia Marginal Tietê, que tem seus espaços demarcados sem divisórias ou vitrines. Há ainda a área de bicicletas e esteiras, instrumentos musicais e salas de cinema e de áudio para testes de poltronas, caixas acústicas e imagens de TV.

Serviços de beleza de domingo a domingo - Nesse ecossistema do varejo, a Soneda Perfumaria leva o Studio Soneda para os seus clientes no espaço. Diariamente, das 10 às 20 horas, de domingo a domingo, serão disponibilizados serviços agendados com manicure, cabeleireiros e maquiadores. Em 270 metros quadrados, a rede oferece 11 mil SKUs em todas as frentes, de higiene à beleza, passando por dermocosméticos, com ilhas de experimentações em parceria com a indústria da beleza. De imediato, 30 funcionários atuarão na unidade em três turnos de trabalho.

A Soneda Perfumaria e a Casas Bahia têm perfis similares. As duas companhias têm um foco muito voltado à classe C, mas passam por um momento de transformação em uma ampla espiral de crescimento de olho também nos públicos A e B. “Estamos transformando a Soneda ao lado de grandes marcas, oferecendo interação e experiências. O grande desafio foi superado com a conquista da confiança e a comunicação assertiva do redesenho da arquitetura de negócios que executamos desde 2019”, diz Minoru Kamachi, diretor da Soneda.

De olho no crescimento do mercado – Já definida como o canal perfumaria nesse projeto inovador da Casas Bahia, a Soneda pode ampliar a sua presença pelo país. Hoje, a rede mantém suas operações restritas ao território paulista e o e-commerce, que estreou em junho de 2020 com 11 mil SKUs e já representa 3% das suas vendas. “A Casas Bahia tem capilaridade e estamos prontos para crescer nesse ecossistema de inovação do varejo. Ficamos lisonjeados com o convite e esperamos corresponder à altura das expectativas de uma parceira como a Casas Bahia”, diz Minoru.

Desde que foi lançada, em setembro de 2018, a Soneda Perfumaria sempre atuou de maneira muito segura em todo o seu processo de crescimento. Até o início das operações em shopping há dois anos foi muito bem planejado. “Procuramos começar esse trabalho em um shopping que não tivesse muito fluxo. Queríamos um local onde pudéssemos aprender a operar uma loja de shopping”, lembra Minoru, relembrando a chegada da empresa ao Parque Shopping Maia, em Guarulhos, em dezembro de 2019.

A fórmula deu muito certo e a abertura no Shopping Internacional de Guarulhos já ocorreria no ano seguinte. A partir dali, a Soneda Perfumaria começou a fazer um trabalho de reorganização em sua gestão. Foram oito meses de trabalho intenso, que culminaram, em junho último, com a conquista de um antigo sonho: chegar à região da Avenida Paulista, no badalado bairro dos Jardins, em São Paulo.

“Saímos de um modelo de rua, chegamos aos shoppings e queríamos entregar um espaço com o conceito de ecossistema da Soneda, onde as marcas têm protagonismo”, afirma Minoru sobre a loja da Rua Augusta, 1.670. Não por menos, nesse endereço dos Jardins, 200 marcas comercializam seus produtos. E muitas delas estão também na Casas Bahia Marginal Tietê.
______________________________________________________

SOBRE A SONEDA PERFUMARIA (http://www.soneda.com.br)
A Soneda Perfumaria foi criada em 2018 pela família Kamachi após a aquisição da rede Perfumaria 2000. Hoje, tem 32 lojas distribuídas por 15 cidades: São Paulo, Atibaia, Amparo, Rio Claro, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Santos e Guarujá. No total, emprega 650 funcionários diretos e mantém, desde junho de 2020 um canal de e-commerce com 11 mil SKUs e que já representa 3% das suas vendas.

Mensalmente, a rede atende 500 mil clientes e mantém um mix total de produtos em torno de 20 mil SKUs. Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a Soneda tem 30% do market share de perfumaria auditadas e 11% em todo o território nacional.
______________________________________________________

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SONEDA