Home  Imagens  Contato  Clássico
Sistema Ocemg realiza série de webinars para discutir cenário atual e os impactos da Covid-19 para as cooperativas
Os encontros realizados durante esta semana, ao vivo, poderão também ser acessados posteriormente no Canal do YouTube da Organização

Garantindo a continuidade na geração de informação e conhecimento para as cooperativas durante a pandemia de Covid-19, o Sistema Ocemg preparou para esta semana uma programação diversificada de webinars no projeto OnCoop, iniciado em 8 de abril com apresentaçao de debates de temas de interesse e relevância para os negócios e contexto de atuação das cooperativas, seus cooperados e empregados.

Durante o mês o mês de abril, sempre às 14h30, serão realizados os webinars com transmissão ao vivo pelo YouTube, pelo endereço minasgerais.coop.br/webinar. Os vídeos também ficarão disponíveis no canal do YouTube do Sistema Ocemg, assim como outros conteúdos informativos disponibilizados, para acompanhar, basta se inscrever no canal.

Programação Projeto OnCoop

Na seguda-feira, dia 13, o tema debatido debatido e disponível no Canal do Sistema Ocemg no Youtube foi: “Covid-19 e os impactos trabalhistas – MP’s 297 e 936/2020”, discutido pelo advogado especializado em direito trabalhista e palestrante Rodrigo Dolabela.

O terceiro encontro, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Faculdade Unimed, a Universidade Corporativa e a Unimed-BH, acontece nesta quarta-feira, 14 de abril, e terá com o tema, “Oportunidades e desafios para as cooperativas de saúde em tempos de Covid-19”, com participação de Luiz Otávio Fernandes de Andrade - presidente executivo na Unimed Federação Minas e de David Maia, um dos coordenadores do MBA em Gestão de Negócios em Saúde da Faculdade Unimed. O mediador do debate será o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages.

No dia 15, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a discurssão abordará com o tema “A trajetória da humanidade: por que chegamos aqui e para onde vamos”. Com Rafael Rafael Tello, Fundador da NHK Sustentabilidade e da Escola de Formação Empreendedora IDEE e Carlo Linkevieius Pereira, secretário Executivo da Rede Brasil para o Pacto Global.

Quinta-feira, dia 16, o tema será “Serviços financeiros e propósitos cooperativistas: vantagens competitivas para superar o contexto da crise atual”. As soluções oferecidas pelas cooperativas de crédito em termos de produtos e serviços e a conscientização sobre os propósitos cooperativistas e das cooperativas de crédito serão discutidas com Ênio Meinen, diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil – Bancoop.

E para encerrar a semana, no dia 17 o tema será: “Do campo à mesa: o desafio das cooperativas agropecuárias em épocas de crises”, uma abordagem sobre o agronegócio, com a participação da professora da Fundação Dom Cabral, Áurea Helena Puga Ribeiro, Doutrora em Administração.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, ressalta a importância da iniciativa. “Em tempos de crise, é necessário, mais do que nunca, apresentar soluções alternativas que possibilitem o compartilhamento de conteúdos relevantes. Por isso, estamos investindo nessa iniciativa, para que o nosso público, mesmo em isolamento social, possa acompanhar e se atualizar com temas fundamentais para o negócio cooperativo”, disse.

De acordo com a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a criação e disponibilização de educação à distância vem sendo estudada pelo Sistema Ocemg, como forma de ampliar e democratizar o acesso para o público cooperativista por meio de palestras e discussões. “Considerando o número de cooperativas e a dimensão territorial do Estado de Minas Gerais, é imprescindível viabilizar a participação dos cooperados, dirigentes e empregados de todos esses empreendimentos nas atividades ofertadas pela organização, independentemente do lugar onde eles estejam situados.”

Em tempos de pandemia, Andréa esclareceu que o intuito do projeto neste momento é “contribuir para que as cooperativas possam construir agendas positivas, embasadas em cenários e tendências, que as propiciem estar preparadas e fortalecidas para a continuidade do seu desenvolvimento e do seu ambiente de atuação no momento pós-crise. Nesse movimento, é importante não nos deixarmos paralisar diante dos desafios que estão sendo postos para toda a humanidade e organizações mas, sim, refletir, reinventarmos enquanto pessoas e negócios e continuar a promover o desenvolvimento das cooperativas e a sustentabilidade do seu local de atuação”. Ela complementou: “Estamos num momento ímpar para pensar e agir de maneira intercooperativa, de forma produtiva e eficiente, criando movimentos em que as cooperativas se coloquem, mais do que nunca, como principais agentes de desenvolvimento das cidades e regiões em que atuam”.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO

Editorias:   Economia  Negócios