Home  Imagens  Contato  Clássico
Sistema Ocemg inicia série de webinars para discutir cenários e o papel do cooperativismo em tempos de crise
O primeiro encontro será realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Sicoob Universidade,no próximo dia 08, às 14h30, com o tema: Impactos da crise no Brasil e a importância do cooperativismo

Buscando novas soluções para garantir a continuidade na geração de informação e conhecimento para as cooperativas nesse momento pandemia, o Sistema Ocemg investe em funcionalidades tecnológicas com o projeto OnCoop. A iniciativa propõe a realização de Webinars, com apresentação e debate de temas de interesse e relevância para os negócios e contexto de atuação das cooperativas, seus cooperados e empregados.

O primeiro programa será realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Sicoob Universidade, nesta quarta-feira, dia 08 de abril, às 14h30, com transmissão ao vivo pelo You Tube, pelo endereço minasgerais.coop.br/webinar. O tema “Os impactos da crise no Brasil e a importância do cooperativismo neste cenário”, será discutido com o professor da FDC e PHD em economia, Carlos Braga, e também com o Diretr Presidente do Centro Corporativo Sicoob, Marco Aurélio Almada. O mediador do debate será o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, explica a importância da iniciativa. “Em tempos de crise, é necessário, mais do que nunca, apresentar soluções alternativas que possibilitem o compartilhamento de conteúdos relevantes. Por isso estamos investindo nessa iniciativa, para que o nosso público, mesmo em isolamento social, possa acompanhar e se atualizar com temas fundamentais para o negócio cooperativo”, disse.

De acordo com a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a criação e disponibilização de educação à distância vem sendo estudada pelo Sistema Ocemg, como forma de ampliar e domocratizar o acesso para o público cooperativista por meio de palestras e discussões. “Considerando o número de cooperativas e a dimensão territorial do Estado de Minas Gerais, é imprescindível viabilizar a participação dos cooperados, dirigentes e empregados de todos esses empreendimentos nas atividades ofertadas pela Organização, independentemente do lugar onde eles estejam situados.”

Em tempos de pandemia, Andréa esclareceu que o intuito do projeto neste momento é “contribuir para que as cooperativas possam construir agendas positivas, embasadas em cenários e tendências, que as propiciem estar preparadas e fortalecidas para a continuidade do seu desenvolvimento e do seu ambiente de atuação no momento pós-crise. Nesse movomento, é importante não nos deixarmos paralisar diante dos desafios que estão sendo postos para toda a humanidade e organizações mas, sim, refletir, reinventarmos enquanto pessoas e negócios e continuar a promover o desenvolvimento das cooperativas e a sustentabilidade do seu local de atuação”. Ela complementou “estamos num momento ímpar para pensar e agir de maneira intercooperativa, de forma produtiva e eficiente, criando movimentos em que as cooperativas se coloquem, mais do que nunca, como principais agentes de desenvolvimento das cidades e regiões em que atuam”.

A proposta é que, a partir de 13 de abril, sejam disponibilizados webinars diárias, que contarão com outros parceiros, no mesmo horário, com temáticas relevantes para o segmento cooperativista e abrangendo assuntos concernentes a todos os ramos. As webinars também ficarão disponíveis no canal do YouTube do Sistema Ocemg.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Negócios