Home  Imagens  Contato  Clássico
Viabilizando o acesso à literatura e ao audiovisual, ‘CineMundo’ começa a entregar cinematecas
...

PROJETO COMEÇA A ENTREGAR ESTRUTURAS E ACERVOS NO FIM DO MÊS EM PORTO ALEGRE E SANTA ROSA

Responsáveis pela preservação e difusão da literatura e do audiovisual, as cinematecas são mote do projeto “CineMundo”, que consiste na confecção, construção e instalação de estruturas físicas com doação de acervo bibliográfico e cinematográfico de obras infantis, a fim de garantir acesso gratuito e irrestrito à cultura.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças e exercitar sua socialização, iniciativa e criatividade, as primeiras unidades começam a ser distribuídas em maio. Recebem a cinemateca a EMEI Vovô Shen (25/05), a ONG Renascer da Esperança (27/05), a Pequena Casa da Criança e o Pão dos Pobres (28/05).

Construído em MDF, a estrutura conta com sistema de Home Theater, projetor interno para exibição dos filmes e tela projetora com amplo campo de visão, além de prateleiras para disposição literária. O acervo é composto por livros com títulos diversos (incluindo um título impresso em braile) e DVDs com filmes diferentes para cada “CineMundo”.

“O projeto contribui para o fomento e difusão da literatura, para a acessibilidade ao audiovisual e para a formação de plateia, valorizando comunidades carentes deste tipo de iniciativa. Ao todo, mais de 30 mil crianças serão impactadas pelas cinematecas, que serão distribuídas pelo país”, comenta Ricardo Martins, proponente do projeto.

Por conta dos protocolos para a contenção da propagação do novo coronavírus, no momento o projeto será entregue sem a presença das crianças. “Antecipar a entrega das estruturas permite preparar os espaços para a chegada das crianças em um futuro breve”, pontua o supervisor de eventos, Ewerton Silvino.

Incentivadora das ações, a empresa Alibem Alimentos enfatiza a importância das cinematecas para a sociedade: “Essa é uma ótima forma de manter viva a história e a cultura por meio de imagens e palavras, e nos sentimos felizes em participar da ampliação e democratização de acesso a tais atividades”.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “CineMundo” é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Alibem Alimentos e produção de Ricardo Martins LTDA.

“CineMundo” em Santa Rosa
Instituição Beneficiada: EMEI Vovô Shen
Endereço: Av. Inhacorá, 1460, Alto Petrópolis, Santa Rosa (RS)
Data e Hora: Terça-feira, 25 de maio de 2021, às 08h30

“CineMundo” em Porto Alegre
Instituição Beneficiada: ONG Renascer da Esperança
Endereço: Av. Macedônia, 199, Restinga Nova, Porto Alegre (RS)
Data e Hora: Quinta-feira, 27 de maio de 2021, às 08h30

Instituição Beneficiada: Pequena Casa da Criança
Endereço: R. Mário de Artagão, 13, Partenon, Porto Alegre (RS)
Data e Hora: Sexta-feira, 28 de maio de 2021, às 08h30

Instituição Beneficiada: Pão dos Pobres
Endereço: R. da República, 801, Cidade Baixa, Porto Alegre (RS)
Data e Hora: Sexta-feira, 28 de maio de 2021, às 14h

Sobre a Alibem
A Alibem é uma empresa brasileira do ramo alimentício que atua no segmento de proteína animal com unidades industriais localizadas no Rio Grande do Sul (suínos) e no Mato Grosso (bovinos). Exportadora para mais de 40 países e distribuidora em todas as regiões do Brasil, a Alibem é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande Sul e a 5ª maior do Brasil, empregando mais de 4 mil pessoas diretamente. A partir de valores como ética, transparência, integridade, credibilidade e excelência, sua missão é promover o desenvolvimento social e a satisfação de todos os meios envolvidos através do crescimento sustentável.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Sociedade  Teen

Empresa: ENTRE ASPAS Assessoria de Imprensa e Comunicação