Home  Imagens  Contato  Clássico    
Crianças e adolescentes podem ter papel importante na manutenção da pandemia e sofrer mais com covid longa

A falsa sensação de proteção contra a covid-19 entre crianças e adolescentes e a exclusão inicial deste grupo do plano nacional de imunização contra a doença podem fazer com que esses personagens ganhem um papel ainda mais importante na propagação da pandemia.

“Com toda certeza esse é o grupo mais desafiador pela dificuldade de aderência às medidas de prevenção e por existir uma errônea ideia de que crianças e adolescentes não possuem riscos”, explica a cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Hospital Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti.

Segundo ela, a falsa sensação de segurança de que são menos afetados pelo Covid pode colaborar para uma maior chance de contaminação de crianças e adolescentes. Por isso, enquanto a vacinação para este grupo ainda não é uma realidade, a médica alerta para a necessidade de adesão às medidas de prevenção: uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, distanciamento físico.

Além disso, Vertematti chama a atenção para o fato de que evitar a covid entre os mais jovens e as crianças evita que esse público sofra com os sintomas tardios do que hoje já chamado de covid longa – o quadro de doenças associadas à resposta inflamatória do organismo durante o combate contra a covid-19.

Esses sintomas persistentes e tardios já são uma realidade entre crianças e mais jovens que tiveram contato com vírus e podem ser sentidos em todo o organismo, além de implicar transtornos psicológicos, cansaço prolongado, vômitos, manifestações dermatológicas, dores no tórax, nas articulações e garganta.

A especialista lembra que esses indícios são facilmente confundidos com outras doenças também comuns a este grupo, fator que pode complicar o diagnóstico de covid longa. “É necessário um bom raciocínio clínico e exames complementares e pertinentes para conquistar uma conclusão correta”. Somado ao obstáculo dos sintomas, tem-se ainda a baixa testagem em crianças e adolescentes.

“O resultado positivo é uma informação muito importante na hora de se considerar os sintomas e direcionar a investigação clínica. E como temos uma baixa porcentagem de testes destinados a essa população, fica ainda mais difícil diagnosticar tanto a covid-19 quanto as consequências da doença”, conclui a médica.



HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e estar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2020 e em primeiro lugar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por quatro anos consecutivos.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: http://www.hpev.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/HospitalEdmundoVasconcelos/
Twitter: http://www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: http://www.youtube.com/user/HospitalEV
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/19027549
Instagram: http://www.instagram.com/hospitaledmundovasconcelos/
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
Rhayssa Nascimento- rhayssa.nascimento@tree.inf.br
(13) 99174-6996


Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Maria Isabel Martino Lopes  
Contato: Isabel Lopes  
Telefone: --

E-mail: isabel.lopes@tree.inf.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release