Você pode ter uma loja de brinquedo virtual, um e-commerce de roupas e sapatos, uma loja virtual de serviços, não importa, pensar em estratégias para destacar seu negócio no mercado é fundamental para obter o seu crescimento.
Portanto, você provavelmente já deve ter lido diversos conteúdo sobre estratégias para negócios online, mas já ouviu falar sobre a importância do review de produtos para loja virtual?
Você pode fazer um excelente investimento em design e marketing digital, mas se os seus potenciais clientes não encontrarem informações positivas sobre seus produtos, as chances deles visitarem o seu concorrente pode ser muito grande.
Isso significa que, seja qual for o seu setor, ter uma presença online positiva oferece várias vantagens importantes, e é por isso que está se tornando uma parte essencial da marca.
Por esse motivo, entender por que você precisa do review de produtos para sua loja virtual ajudará a otimizar a experiência do cliente para ajudar a criar uma imagem positiva do seu negócio.
Continue a leitura para saber algumas das razões pelas você deve investir nessa estratégia!
O que é um review de produto?
Antes de você saber quais são as razões pelas quais sua loja virtual precisa dessa estratégia, é importante que você tenha bem claro em sua mente o que é um review de produto.
Os reviews de produtos – ou avaliações de produtos – são as opiniões e feedbacks de clientes para um produto específico. Muitas lojas virtuais colocam uma seção de avaliação para permitir que os clientes avaliem e comentem sobre o produto que compraram.
As avaliações ajudam outros usuários a terem uma ideia clara do produto antes de comprá-lo. Eles podem ler os comentários e avaliar se vale a pena comprar o produto ou não – se ele atende às suas necessidades.
Se você não disponibiliza essa opção de análise de produtos em sua loja virtual, apenas por temer análises negativas, você pode estar perdendo um grande número de potenciais clientes.
Importância do review de produtos para loja virtual
Colocar ou não uma área para review de produtos em loja virtual é uma dúvida comum entre os empreendedores e, normalmente, isso acontece porque eles têm medo de avaliações negativas ou não compreendem a importância de investir nisso.
Aqui está nossa lista com algumas das razões pelas quais o review de produtos é importante para as lojas virtuais.
1. Review de produto gera confiança
Muitos dos usuários que acessam sua loja virtual com a intenção de fazer uma compra, estão interessados em visualizar comentários sobre seus produtos.
Um produto com boas críticas certamente ajudará o potencial cliente na decisão de compra. Isso porque eles provavelmente vão confiar em seus produtos e em sua marca.
A Amazon, por exemplo, exibe as classificações médias de produtos com base nos feedbacks dos clientes, bem no topo da página do produtos e, na parte inferior, os comentários.
Sempre que um potencial cliente visita a página do produto, a empresa imediatamente exibe as avaliações junto com o número de pessoas que avaliaram aquele produto.
2. Review de produto gera insights
Ouvir a experiência de compra anterior das pessoas ajuda os potenciais clientes a identificar se o produto atendeu às expectativas e necessidades dos consumidores ou não.
Ou seja, por mais que as marcas destaquem cada característica do produto da melhor forma possível, os clientes darão feedbacks honestos sobre os produtos e até mesmo a experiência de compra.
Quando um consumidor deixa uma avaliação, ele está ajudando os outros a compreender o que podem esperar do produto, como é seu desempenho, quais são suas falhas, quais são seus pontos positivos e muito mais.
3. Review permite que você identifique e resolva problemas do produto
Se uma grande quantidade de clientes está apontando os mesmos problemas no produto, é sua responsabilidade resolver o defeito para que o problema seja resolvido.
Sim, existe a possibilidade de um item danificado ou com defeito chegar ao consumidor, mas isso acontece apenas em alguns casos e não com todos os clientes.
Se o problema for grave, é necessário que você o investigue e o corrija o mais rápido possível. De forma resumida, as avaliações dos clientes ajudam você a encontrar possíveis erros no produto e fornecem a oportunidade de corrigi-los.
4. Reviews funcionam como prova social
Um dos principais benefícios do review de produtos é que eles podem fazer maravilhas para sua loja virtual. Você provavelmente deve ver marcas destacando o que seus clientes têm a dizer sobre seus produtos ou serviços. E isso é o que chamamos de depoimentos e eles têm um impacto significativo na decisão de compra de um potencial cliente.
Exiba comentários (depoimentos) em suas páginas de mídias sociais e na página inicial de sua loja virtual. Essa é uma das melhores formas de promover a sua marca, sendo capaz de atrair um grande número de potenciais clientes e também deixando uma excelente impressão quando os visitantes chegarem à sua loja virtual.
5. Reviews de produtos aumentam as conversões
Se você está atendendo às expectativas dos seus clientes, as análises dos seus produtos terão um papel muito importante para suas conversões de vendas. Quando isso acontece, seus consumidores fazem o marketing para você, deixando comentários positivos. E mesmo uma única avaliação positiva pode levar a um aumento na taxa de conversão.
Sim, existirão algumas avaliações negativas também, mas até o momento em que elas tenham uma quantidade baixa, isso não precisa ser uma grande preocupação. Pode ser que nem todos os clientes fiquem satisfeitos.
Se o produto tiver qualidade e as pessoas façam comentários positivos sobre ele, mais pessoas serão incentivadas a comprá-lo.
6. Avaliações de produtos reduzem as chances de devoluções
Se você não exibir análises de seus produtos, como os consumidores poderão ter uma noção sobre a sua qualidade? Eles não vão se sentir confiantes o suficiente para realizar uma compra. Além disso, eles terão dúvidas quanto à qualidade do produto.
Imagine que você tem um produto, mas não oferece avaliações de clientes. Os usuários só podem esperar que o produto não se mostre defeituoso ou seja de baixa qualidade. É muito possível que eles recebam um produto que atende às suas necessidades e expectativas, mas se isso não acontecer, não terão outra escolha a não ser fazer um pedido de devolução.
Com os reviews de produtos em lojas virtuais, um produto com boas avaliações provavelmente teria menos devoluções, simplesmente porque a maioria dos clientes está satisfeita com ele, enquanto que, por outro lado, se as avaliações negativas forem maiores, isso significa que a maioria das pessoas teve algum problema com ele.
Com isso, os potenciais clientes nem mesmo vão realizar a compra, em primeiro lugar e voltamos a questão de que é sua responsabilidade resolver um problema do produto.
Conclusão sobre importância de review de produtos
Você já deve ter ouvido a expressão que diz que o cliente é o rei. E eles realmente são. Eles são os únicos que podem levar sua loja virtual ao sucesso ou derrubá-lo drasticamente. Por isso, o feedback deles é muito importante, pois somente a experiência deles decidirá o quão bom são seus produtos.
Vale deixar claro que não vergonha em receber críticas negativas. São as avaliações honestas das pessoas que dizem a verdade e mostram que você recebe de braços abertos tudo o que os consumidores têm a dizer.
Esperamos que agora esteja mais claro para você qual é a importância do review de produtos para sua loja virtual e que você passe a considerar implementar essa opção em seu negócio! Solicite uma demonstração, a Live pode te ajudar! Vem pra Live e vamos juntos mover o e-commerce!
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