Home  Imagens  Contato  Clássico
Dia dos pais: vendas durante a pandemia
...

Faltam poucos dias para o dia dos pais e embora a Covid-19 tenha mudado a vida dos consumidores em todo o mundo, muitos ainda estão planejando celebrar a data.

Segundo uma pesquisa realizada pela Méliuz, 69% dos brasileiros compram algum presente para seus pais e para 53% dos entrevistados, a pandemia de Covid-19 afetou a decisão de fazer compras para a comemoração deste ano. Entretanto, 65% disseram que o impacto foi pequeno e que pretendem celebrar a data, desses, 58% o farão de maneira virtual.

O dia dos pais vem ganhando cada vez mais força no comércio eletrônico brasileiro e de acordo com uma pesquisa da Ebit Nielsen, em 2019 a data gerou cerca de 6 milhões de pedidos, com vendas de R$ 2,5 bilhões nas plataformas de e-commerce. Embora a comemoração de 2020 seja de forma atípica, se você está procurando maneiras de capitalizar e aproveitar ao máximo o Dia dos Pais deste ano, confira as dicas que preparamos pra você!

1. Tenha o layout de tela certo

Como em qualquer outro feriado, convém configurar uma exibição especial do dia dos pais em sua loja virtual, para exibir os produtos centrados ao público alvo, os pais. É conveniente lembrar que, as categorias de presentes mais populares para a data são:

• cuidado pessoal
• casa e jardim
• ferramentas e eletrodomésticos
• calçados e vestuário

Este ano, em decorrência do momento que vivemos atualmente, os consumidores estão focados em encontrar presentes únicos e diferentes. Questionados sobre o que é mais importante na hora de escolher um presente para seus pais, os consumidores responderam da seguinte maneira:

• 41% querem encontrar um presente que seja único ou diferente;
• 36% estão procurando um presente que crie uma memória especial;
• 26% encontraram um presente conveniente para eles;
• 18% querem encontrar um presente que seja mais barato ou com melhor relação custo-benefício;
• 11% responderam com “outros”.

Como podemos observar, os dados apontam que neste ano a maioria dos consumidores não está procurando o presente mais barato, ou mesmo o mais conveniente para seus pais, eles estão comprando presentes que sejam únicos e memoráveis. Lembre-se desse detalhe ao decidir quais produtos exibir em sua loja.

2. Execute uma campanha digital

Podemos esperar que o comércio eletrônico seja um canal de varejo significativo para os consumidores que compram presentes para os pais. Em 2019, 34% dos compradores disseram que planejam comprar presentes do dia dos pais, de maneira on-line.

O que isso significa para você? Bem, se você ainda não está ampliando sua estratégia on-line, é hora de fazê-lo.

Ofereça produtos com desconto e adicione um banner ou seção em seu site especificamente para o dia dos pais. Além disso, crie uma campanha de e-mail marketing incentivando os potenciais consumidores a visitarem sua loja, para obterem ótimos presentes.

3. Organize uma coleção especial do dia dos pais

Ajude os consumidores que estão com problemas na hora de escolher o presente ideal. Selecione combos ou coleções como opções de presentes. Dessa maneira, além de facilitar a escolha dos compradores, selecionar alguns itens, permite que você mostre seu estoque.

Em alguns casos, essa tática pode ajudá-lo a vender seu estoque de baixa movimentação. Ao agrupar os produtos parados no estoque, com produtos de melhor desempenho, você pode limpar suas prateleiras e evitar ter muito capital vinculado ao estoque.

4. Ofereça promoções

Se você deseja atrair mais consumidores para comprar os presentes do dia dos pais em sua loja, considere aplicar promoções a produtos ou categorias específicos. Você pode fazer algo como “compre uma camisa masculina e tenha um desconto em sua próxima compra”.

Outros exemplos incluem: compre e economize itens específicos (por exemplo, “compre duas camisas masculinas e economize 20%”) ou compre um certo número de itens e pague um preço fixo (por exemplo, “5 gravatas masculinas por R$ 80”).

Seja como for o tipo de promoção, o custo benefício sempre é bem avaliado pelo potencial comprador.

5. Tenha senso de humor

Se há uma época do ano em que as piadas sobre pais serão (razoavelmente) bem recebidas, isso será no dia dos pais.

Portanto, considere injetar algum humor nas campanhas. Seja adicionando uma piada no seu próximo e-mail, compartilhando um vídeo engraçado no Facebook ou postando uma piada do papai no Instagram, aproveite a oportunidade para fazer algumas piadas sobre pais – elas são muito oportunas e você pode até rir disso!

6. Venda cartões-presente centrados aos pais

Desde 2019, os cartões-presente são a quarta opção de presente mais popular para o Dia dos Pais. Certamente, é possível estocar cartões-presente para a ocasião – principalmente se você não vender experiências ou roupas masculinas.

Se ainda não o fez, peça alguns cartões-presente com tema e coloque-os em áreas chaves da sua loja, como no check-out e os banners de categorias e home do site.

Embora não tenha o mesmo apelo comercial de outras datas comemorativas como dia das mães e natal, o dia dos pais vem crescendo consideravelmente entre as datas mais populares do comércio. Seja como for, em um ano tão atípico como 2020, todas as oportunidades de vendas devem ser aproveitadas. No caso de comércio eletrônico, uma loja virtual bem estruturada é um importante meio para converter essa venda.

Precisando repaginar ou mesmo criar sua loja virtual? A Live e-Commerce pode ajudar você. Acesse nosso site http://www.liveecommerce.com.br e saiba mais sobre criar e executar uma loja virtual. Aproveite e leia mais sobre vendas no e-commerce durante a pandemia.

Editorias: Informática  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:

Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana