Fazer a migração de plataforma de e-commerce é uma decisão muito importante, que precisa ser muito bem pensada e bem executada. Afinal, qualquer troca de tecnologia dentro de uma empresa pode gerar problemas, além de desconfortos relacionados à mudança de ferramenta para os colaboradores e a empresa em si.
Para se ter uma ideia, geralmente, empresas mais experientes no mercado tomam essa decisão quando há um conjunto de fatores que indicam que essa mudança é demandada, tal como a necessidade de contar com uma tecnologia que seja adequada ao crescimento e às necessidades do negócio, principalmente nos casos das plataformas que se tornam muito instáveis ou que não são customizáveis, por exemplo.
Confira quais são os problemas que podem ocorrer se a migração de plataforma não for realizada de maneira correta, além de algumas dicas sobre o que deve ser considerado no momento dessa migração.
*QUAIS SÃO OS PROBLEMAS QUE PODEM SER GERADOS COM A MIGRAÇÃO DE PLATAFORMA?*
Começarei falando de alguns problemas que podem ocorrer caso a migração de plataforma não seja feita de maneira correta.
FALTA DE PLANEJAMENTO
Assim como acontece em relação a qualquer atividade de uma empresa, esquecer-se do planejamento poderá levar essa migração ao fracasso. Isso porque essa é uma das principais medidas para guiar todo o processo, ajudando a definir os objetivos e detalhando como será realizada cada etapa, bem como o estabelecimento de metas.
DESCONSIDERAÇÃO DO SEO
Outro erro grave é esquecer-se do SEO. Afinal, a troca de plataforma não pode afetar o posicionamento do e-commerce. Esquecer-se de redirecionar a URL do conteúdo pode ser uma ação que custará caro no futuro.
MUDANÇA DE LAYOUT
Pode ser que a migração de plataforma também gere mudanças no layout do e-commerce, ou seja, estamos falando do caso em que algo que está relacionado com a usabilidade do cliente muda.
Muitas vezes, isso pode causar um estranhamento e até gerar uma dificuldade para o consumidor, o que se reflete no número de vendas.
MÁ IMPLEMENTAÇÃO
Por fim, trago, aqui, a possibilidade de a plataforma ser mal implementada, trazendo muitos problemas para o e-commerce. Isso pode acontecer quando a solução escolhida é duvidosa ou, então, quando a empresa contratada para fazer esse serviço não tem uma boa reputação no mercado.
*COMO FAZER UMA BOA MIGRAÇÃO DE PLATAFORMA DE E-COMMERCE?*
Agora que você já sabe os problemas que podem ser gerados nessa tarefa, trarei 5 dicas de como fazer essa migração da melhor maneira possível. Acompanhe!
1. Mantenha as URLs
Quando pensamos na perspectiva do cliente, podemos dizer que ele não pode ser afetado por qualquer falha que a migração de plataforma possa gerar, ou, então, por qualquer dificuldade que possa acarretar, correto?
Reforço isso, principalmente, em relação ao seu acesso à loja virtual. Por isso, essa migração deverá ser realizada de modo que todas as URLs antigas sejam redirecionadas para a nova plataforma.
Isso pode ser feito por um serviço que se chama redirect URL, que permite o mapeamento dos endereços antigos e a comunicação aos mecanismos de busca. É algo que garante que tudo isso passará despercebido para o consumidor.
2. Explore as vantagens da nova plataforma
Um ponto de atenção está também em explorar as vantagens da nova plataforma. É preciso, antes de qualquer coisa, verificar se ela será capaz de acompanhar os planos de crescimento do negócio.
Um exemplo prático está nos planos do aumento do número de clientes e de acesso. Por isso, é preciso avaliar se a plataforma terá condições de suportar esse crescimento. Além disso, é necessário analisar se a nova solução disponibiliza ferramentas vantajosas e melhorias constantes.
Outro ponto interessante é observar o quanto é possível personalizar essa nova plataforma, sendo viável melhorar o layout da loja virtual, além de aproveitar melhor os seus recursos em prol da experiência do cliente.
3. Verifique a compatibilidade com os dados e a operação
É preciso estar atento para que a migração de plataforma seja compatível com os dados de que o e-commerce já dispõe, além de suportar toda a sua estrutura de vendas e atendimento. Na prática, estamos trazendo a importância de que não pode haver dificuldades para migrar os dados da plataforma antiga para a nova.
Ou seja, deverá ser possível manter os produtos, estoques, clientes e outras informações que são relevantes. Por isso, é indicado avaliar bem o quanto a plataforma conseguirá atender a isso, sempre visando a melhorias, obviamente.
4. Avalie o relacionamento com intermediadores de pagamento
É sabido o quanto o pagamento é algo importante para as vendas online, tanto para o cliente quanto para o negócio. Por isso, é muito importante entender qual é o relacionamento da plataforma com os intermediadores de pagamento.
É preciso avaliar, por exemplo, se a plataforma trabalha com as mesmas formas de pagamento que a anterior e também se há melhorias em relação a esse ponto, principalmente na questão da segurança e também na oferta de novas opções de pagamento para os clientes fazerem compras com mais tranquilidade.
5. Tenha um bom planejamento
Por fim, eu não poderia deixar de reforçar o quanto o planejamento é importante para esse tipo de projeto. Afinal, as mudanças podem “doer”, e fazer isso com um bom planejamento ajuda a minimizar os riscos.
Então, não deixe de planejar como serão todas as etapas, desde o levantamento de dados que precisarão ser migrados, passando pelos backups, pela migração de URLs, pelos testes, pela troca de plataforma em si e pela orientação para os colaboradores, até o período de adaptação, que ocorrerá após a migração.
O ideal é estabelecer objetivos, metas e prazos. Dessa forma, ficará muito mais fácil e leve concluir a migração.
Espero que, com essas dicas de migração de plataforma, seja possível criar um plano de ação em que o negócio não seja prejudicado, muito menos as suas vendas e a sua operação em si. A ideia também é evitar que a experiência dos consumidores com a empresa seja afetada negativamente por essa mudança
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