Home  Imagens  Contato  Clássico
Projeto de enriquecimento ambiental vai oferecer mentoria sobre criação de hortas para membros de comunidades de São Paulo

Desenvolvido por professores e estudantes da Universidade São Judas, além da mentoria, o projeto utiliza materiais recicláveis para desenvolver brinquedos para “pets”

A população está imersa em metrópoles onde há pouca presença do verde das plantas e árvores. Com o auxílio da arquitetura, os mínimos espaços estão sendo cada vez mais valorizados e utilizados para ampliar a presença da natureza. Pensando na melhoria da qualidade de vida, a Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, uma das maiores organizações educacionais do país, desenvolve o projeto Enriquecimento Ambiental, onde trabalham eixos diretamente relacionados com o desenvolvimento de jardins em pequenos espaços e brinquedos de baixo custo para pets, além de mentorias para comunidades de São Paulo, em auxílio ao cultivo de hortas em locais adaptados. O trabalho é realizado com estudantes da universidade e é replicado para a sociedade através de parcerias estratégicas com instituições.

Se utilizando do conceito de saúde única, que envolve saúde ambiental, humana e animal, os professores da São Judas desenvolvem o projeto com estudantes da instituição, e tem objetivo de enriquecer os ambientes a partir da integração com a natureza. A equipe, composta pelos professores Carlos Leandro Firmo, Fabíola Eloísa Setim e Milena Rodrigues Soares e 35 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, realiza oficinas virtuais, semanais, onde são apresentadas técnicas para criar jardins em casas, apartamentos e em espaços urbanos pequenos. Durante os encontros são ensinadas formas de plantio, dicas do que plantar e como plantar. A ideia é capacitar os alunos para que eles repliquem para todo seu convívio.

A partir dos encontros com os professores, os alunos vão realizar mentorias com moradores das comunidades Jardim Pantanal, Pico do Jaraguá e Jardim São Luis para o desenvolvimento de hortas em locais públicos, de forma a criar consciência ambiental na população, gerar desenvolvimento sustentável e incentivar o consumo de alimentos naturais a partir do cultivo das hortas.
Para a estudante do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas, Julia Brasil, a iniciativa possibilita que as pessoas vivam melhor.

“O trabalho colabora com algumas comunidades para gerar benefícios a todos do seu entorno. O foco está em ajudar essas regiões com a produção de uma horta comunitária, promovendo conhecimento, conscientização, produção adequada e segura, oportunidade de ocupação e renda, educação ambiental e qualidade de vida. É gratificante participar do projeto, pois ele não me favorece só com ideias e conhecimento, mas permite que eu compartilhe e trabalhe em favor de outras pessoas”, diz ela.

Os pets também têm espaço no projeto. Os participantes utilizam materiais recicláveis de baixo custo e inertes, que não provocam intoxicação nos animais. Durante as oficinas com a professora Fabíola, os alunos produzem brinquedos que contribuem para que os animais evitem comportamento de estresse, desenvolvam obesidade e os estimula a ficarem mais ativos. Os objetos de diversão para os pets são doados para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), de Cubatão.

De acordo com o professor “Carlão”, um dos coordenadores do projeto, trazer o verde para o ambiente ajuda na melhoria da saúde. “Ter um jardim em casa enriquece o ambiente, ajuda na melhoria da qualidade de vida. Estamos inseridos numa realidade de muito concreto, então o contato com as plantas contribui com a saúde mental, de forma a ser um espaço para relaxamento”, diz o professor.

Ele completa que a produção dos brinquedos contempla áreas como conservação ambiental e ajuda na saúde do animal. “Muitas vezes os pets ficam o dia inteiro dentro de casa e o brinquedo é uma forma de entreter ele reaproveitando materiais que poderiam acabar gerando poluição”, ressalta.

Sobre a São Judas
A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Economia  Educação  Sociedade

Empresa: Sheila Pereira