Home  Imagens  Contato  Clássico    
Mato Grosso do Sul reciclou mais de 700 toneladas de aço pelo Prolata

De janeiro a setembro de 2020, o Programa Prolata reciclou mais de 700 toneladas de embalagens de aço pós consumo no Estado do Mato Grosso do Sul, segundo levantamento da associação Prolata.

Atualmente, o Estado possui três entrepostos e duas cooperativas parceiras da Prolata localizados nos municípios de Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã. Dentre os parceiros está a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Ponta Porã (Ascars).

Segundo Renato Pereira, presidente da cooperativa Ascars, foram recolhidos mais de 18.000 quilos de aço pós consumo entre janeiro e setembro de 2020, provenientes da coleta seletiva realizada no município.

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.

A Prolata tem como meta no Estado do Mato Grosso do Sul revalorizar pouco mais de 1.000 toneladas nos anos de 2020 e 2021.

Termo de cooperação no Mato Grosso do Sul

A Prolata assinou, em 2018, um termo de cooperação com o Ministério Público do Mato Grosso do Sul. O termo consiste na ampliação dos esforços no Estado, incluindo entrepostos, cooperativas e a regionalização do volume retirado de latas de aço pós consumo. Além desse, a associação tem outros três termos firmados no Brasil: com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o GAEMA da Baixada Santista e com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná.

A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo MMA. “Nosso objetivo é criar condições para que a cadeia de reciclagem da lata de aço seja de fácil acesso e atinja a maior parte da população, envolvendo os fabricantes de latas, fabricantes de produtos, cooperativas, consumidor final e indústria siderúrgica”, explica Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora da Prolata.

Em todo o Brasil, a Prolata tem parceria com 47 cooperativas, 18 entrepostos e duas siderúrgicas, além de 46 PEVs, que acumulam mais de 12 mil toneladas de latas de aço recicladas de janeiro a setembro de 2020. “Nossa meta é chegar a 55 cooperativas e 25 entrepostos parceiros até o fim de 2020. Todo material coletado e vendido é atrelado às notas fiscais de comercialização entre cooperativas e siderúrgicas, garantindo a rastreabilidade das embalagens de aço pós consumo”, finaliza Thais.


Editorias: Industria  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Press a Porter  
Contato: Eduardo Silva  
Telefone: --

E-mail: eduardo@pressaporter.com.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release