Home  Imagens  Contato  Clássico
Prolata fecha parceria com Rafa Resolve e planeja aumento de 5% em embalagens de aço captadas
...

A startup Rafa Resolve, que atua no mercado de resíduos da construção civil, é o mais novo entreposto da Prolata, associação sem fins lucrativos criada em 2012 pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil para reciclagem de latas de aço pós-consumo. Até setembro, cinco unidades da Rafa Resolve se tornam entrepostos: duas em São Paulo, nos bairros do Limão e Itaquera; duas em Santo André, nos bairros Campestre e Jardim Ana Maria; e uma em Suzano, no bairro Casa Branca.

Com a parceria, a Rafa Resolve passa a segregar, receber e coletar latas de aço pós consumo das revendas de materiais de construção, de construtoras e também de consumidores. Todas as latas de aço são enviadas para a siderúrgica Gerdau, que revaloriza as latas pós consumo na produção de novo aço. Hoje, os pátios da Rafa Resolve têm entre 3 mil m² e 20 mil m², permitindo o recebimento de grandes volumes de obras. Além disso, em cada um desses pátios a startup criou uma estrutura para acolher o pequeno consumidor que queira descartar até uma única lata.

“Após um ano de fundação, buscamos parceiros para expandir nossa atuação em logística reserva. Ser um entreposto da Prolata nos permite aumentar consideravelmente as toneladas de aço coletado. Até o fim de julho planejamos segregar cerca de 16 toneladas de embalagens de aço. Nossa expectativa é finalizar 2020 com cerca de 30 toneladas de lata de aço por mês, o que representa um aumento de 5% em embalagens de aço captadas pela Prolata no Estado de São Paulo”, comenta Rafael Teixeira, diretor da Rafa Resolve.

Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora executiva da Prolata, destaca que hoje o país recicla 47% do aço consumido. A meta da Prolata é chegar a 60% em 15 anos. “Nosso objetivo é criar condições para que a cadeia de reciclagem da lata de aço se complete, envolvendo os fabricantes de latas, fabricantes de produtos, cooperativas, consumidor final e indústria siderúrgica. Contar com a Rafa Resolve como nosso entreposto amplia o acesso ao descarte adequado de latas de aço aos consumidores, revendas de materiais de construção e construtoras, além de garantir a destinação ambientalmente adequada do material e rastreabilidade”, explica Thais.

Revendas de materiais de construção e construtoras

As unidades da Rafa Resolve recebem e coletam latas de tintas, de vernizes e de outros itens das revendas de materiais de construção e de construtoras. A lei 12.305/2010 estabeleceu que as latas de tintas imobiliárias usadas na construção civil e em reformas devem ser submetidas ao sistema de logística reversa comum. Isso significa que fabricantes de tintas, revendas de materiais de construção, pintores profissionais e consumidores têm a obrigação de dar uma destinação ambientalmente adequada às latas vazias após a utilização. As revendedoras de materiais de construção e as construtoras podem levar as embalagens de aço vazias até uma das cinco unidades da Rafa Resolve ou ainda agendar a retirada em seu endereço, viabilizada pela alta capilaridade logística da Rafa Resolve.
Após a entrega das latas, a Prolata e a Rafa Resolve emitem um certificado de destinação ambientalmente adequada, garantindo a rastreabilidade do material e a revalorização pela indústria siderúrgica.

Reciclagem de latas de alimento pós-consumo

As unidades da Rafa Resolve também contarão com PEVs da Rafa Resolve - Prolata para consumidores finais. Neles, os consumidores poderão levar suas latas de aço pós consumo, como as de alimentos, de higiene, de tintas, de vernizes e demais itens, que são classificadas, separadas e posteriormente enviadas para a siderúrgica parceira, que as reutilizará como matéria-prima em seu processo de produção de novas chapas de aço. Os consumidores poderão também solicitar a retirada das latas em seu endereço.

Entrepostos Prolata - Rafa Resolve

Unidade Industrial (inaugurado em julho)
Rua Joaquim Lopes da Silva, s/n, Campestre, Santo André (SP)

Unidade Oratório (inaugurado em julho)
Rua Oratório, 5.311, Jardim Ana Maria, Santo André (SP)

Unidade Suzano (inauguração em agosto)
Estrada dos Fernandes, 1.700, Casa Branca, Suzano (SP)

Unidade Itaquera (inauguração em agosto)
Entrada 1 - Rua Pedro de Labatut, 29, Itaquera, São Paulo (SP)
Entrada 2 - Rua Ezio Maranezi, 1320 (esquina avenida Líder), São Paulo (SP)

Unidade Limão (inauguração em setembro)
Rua Nelson Francisco, 67, Limão, São Paulo (SP)

Interessados em participar da Prolata podem ligar no (11) 3807-8868 ou enviar um email para prolata@prolata.com.br.

Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Editorias: Industria  Terceiro Setor

Empresa: Press a Porter