Home  Imagens  Contato  Clássico
Confira receita de bolinho de atum enlatado empanado com gergelim para o Dia dos Pais

Que tal preparar um quitute saboroso e prático para alegrar o Dia dos Pais (9 de agosto)? A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) dá a dica de receita do bolinho de atum enlatado empanado com gergelim. Além do atum em lata, a receita leva milho enlatado, o que facilita na hora do preparo.

Fonte de proteína, ferro, magnésio, fósforo, sódio, cálcio, vitaminas A, B3 B6, B12 e Ômega 3, o atum em lata previne doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e auxilia na manutenção da memória. O milho enlatado é fonte de carboidratos e vitaminas A, B e C, além de ser rico em manganês, mineral antioxidante que previne tumores, infartos e derrames.

Confira a dica de receita da Abeaço e bom apetite!

Bolinho de Atum Enlatado Empanado com Gergelim

Ingredientes

Recheio

- 3 colheres (sopa) de azeite enlatado.
- 2 dentes de alho picados.
- 1 cebola pequena picada.
- 1 tomate, sem sementes, picado.
- 2 latas de atum.
- 1 xícara (chá) de azeitona verde picada.
- Sal e salsinha a gosto.

Massa de milho

- 1 lata de milho.
- 1 ½ xícara (chá) de leite.
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina.
- 1 cebola média ralada.
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo.
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.
- Sal a gosto.

Para empanar

- 2 ovos batidos.
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de rosca.
- 1 xícara (chá) de gergelim.
- Óleo a gosto para fritar.

Modo de preparo

Em uma panela média, junte todos os ingredientes do recheio, refogue e reserve. Prepare a massa. Bata no liquidificador o milho escorrido com leite e reserve. Em uma panela média, coloque a manteiga ou margarina e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo e deixe dourar. Acrescente a mistura do milho com o leite, o queijo parmesão e acerte o sal. Mexa delicadamente até começar a soltar da panela. Retire do fogo e deixe esfriar para preparar os bolinhos. Molde a massa, recheie com o atum, empane e frite no óleo quente. Rendimento: 20 bolinhos médios.

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site http://www.abeaco.org.br.

Editorias: Gastronomia

Empresa: Press a Porter