Home  Imagens  Contato  Clássico
Abeaço dá dica de receita rápida, prática e deliciosa de cachorro-quente com salsicha enlatada

Os alimentos enlatados, como vegetais, peixes, frutas e derivados do leite, têm sido alternativa na despensa de consumidores. Entre as opções de enlatados que vêm conquistando espaço nas prateleiras dos supermercados e na mesa do consumidor estão as carnes enlatadas.

A carne enlatada tem diversos atributos e benefícios oferecidos pela embalagem de aço, como: maior tempo de vida na prateleira (a validade varia entre 12 a 60 meses), características nutricionais e o sabor dos alimentos mantidos sem aditivos ou conservantes químicos e proteção contra o meio externo, pois a embalagem é hermeticamente fechada.

A carne enlatada é excelente fonte de proteínas. Cada 100g do produto supre 40% da necessidade diária de ingestão do nutriente. Por ser rica em proteínas, a carne reúne substâncias essenciais que agem diretamente no crescimento e na reparação dos músculos, ossos e pele, além de ser fonte de energia - ideal para quem pratica atividade física, mas não abre mão de uma alimentação saudável.

O que muitos não sabem é que sua versão enlatada tem menos calorias. “Enquanto a carne fatiada caseira apresenta em média 221 calorias, a mesma quantidade na lata possui apenas 111 calorias”, exemplifica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Se antes o leque de opções se restringia a carne bovina e salsichas, atualmente é possível encontrar nas latas de aço almôndega, hambúrguer, frango desfiado e feijoada com carne seca, além de produtos à base de proteínas de soja.

Opções enlatadas para vegetarianos e veganos

Para quem não come carne de origem animal, há no mercado versões enlatadas de carne de soja, que, além de ser rica em proteína, conta com alto teor de fibras – agentes capazes de prevenir doenças e regularizar o intestino. Atualmente há diversas opções de produtos feitos com proteínas de soja, como bife, salsicha, almôndega ao sugo ou ao molho bolonhesa e medalhão ao molho madeira, por exemplo.

Como a carne enlatada é produzida?

A preparação da carne na lata de aço acontece dentro da embalagem. A carne e os ingredientes são colocados crus dentro da lata. Depois de ser hermeticamente fechada, a embalagem é levada a fornos em alta temperatura e o processo de cozimento acontece como em uma panela de pressão. Dessa forma, os nutrientes permanecem no produto e não são dissipados no ambiente.

Que tal preparar um lanche da tarde prático e saboroso? A Abeaço dá dica de receita com salsicha enlatada que fica pronta em apenas 20 minutos!

Mini Hot Dog de Forno

Ingredientes

1 pacote de pão de forma

1 lata de salsichas cortadas ao meio

200 g de muçarela em fatias

Margarina temperada:

3 colheres (sopa) de margarina

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de azeite enlatado

1 colher (sopa) de maionese

Ervas-finas a gosto

Sal

Modo de preparo

Prepare a margarina temperada. Junte todos os ingredientes, mexa até envolver bem e reserve.
Com a ajuda de um rolo amasse o pão de forma.
Espalhe bem a margarina temperada na fatia de pão.
Acomode a muçarela.
Coloque um pedaço de salsicha, enrole delicadamente e, com a ajuda de um garfo, feche as pontas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, deixe dourar e sirva a seguir.

Rendimento: 12 unidades.

Para acompanhar: ketchup e mostarda a gosto.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e  aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site http://www.abeaco.org.br.

Editorias: Alimentos

Empresa: Press a Porter