Home  Imagens  Contato  Clássico
Conversor de frequência VLT® AQUA Drive da Danfoss ganha novas funcionalidades

Projetado para fornecer o mais alto nível de desempenho de aplicações de água e efluentes movidas a motor CA, o VLT® AQUA Drive da Danfoss conta com uma ampla gama de recursos que podem ser expandidos com opções de melhoria de desempenho. O drive é igualmente adequado para projetos novos e atualizados.

A nova geração do VLT® AQUA Drive pode oferecer economias de 10% a 30% no primeiro ano em comparação com as soluções de acionamento tradicionais. Sua alta disponibilidade de vida útil e o baixo consumo de energia e custos de manutenção proporcionam o menor custo de propriedade.

A variação diária de carga em estações de tratamento de água ou de efluentes torna economicamente viável a introdução do controle de motores em equipamentos rotativos, como bombas e sopradores. A configuração rápida e fácil de usar das configurações de água e bomba reduz o tempo de instalação, garantindo um caminho rápido para a máxima eficiência energética e controle do motor. Ao coletar os parâmetros mais importantes em um único local, o risco de configuração incorreta é significativamente reduzido.

O sistema de refrigeração back-channel da Danfoss reduz o investimento em sistemas de refrigeração de ar para remover o calor dos inversores. O back-channel transfere até 90% do calor da sala, usando um design sem ventilador que explora os diferenciais de calor em materiais e na temperatura do ar, bem como os últimos desenvolvimentos na tecnologia de tubulação de calor. Isso resulta em grande economia de energia no ar condicionado.

Outra novidade do VLT® AQUA Drive é a faixa de temperatura estendida. Os drives de até 315 kW operam em temperaturas ambientes de -25°C a 50°C sem redução de potência.

O conversor de frequência da Danfoss está em conformidade com a classe 3C2 (IEC 60721-3-3) como padrão. Se usado em condições particularmente adversas, como estações de tratamento de águas residuais, é possível solicitar um revestimento especial que atenda à classe 3C3. Todos os inversores VLT® AQUA Drive dimensionados acima de 90 kW são fornecidos com revestimento 3C3 como padrão.

Outra nova funcionalidade do VLT® AQUA Drive é a de deragging, que economiza o investimento em um relé de desviador externo para reduzir consideravelmente os custos de instalação. “As instalações de águas residuais realmente se beneficiam da função de deragging embutida que executa os ciclos de lavagem do impulsor para estender os intervalos de manutenção manual, mantendo a eficiência da bomba e aumentando sua vida útil”, comenta André Camacho, engenheiro de produtos e aplicações da Danfoss.

Este recurso do software do VLT® AQUA Drive oferece proteção proativa da bomba. A desagregação pode ser configurada como uma ação preventiva ou reativa, otimizando a eficiência da bomba e monitorando constantemente o consumo de energia do eixo do motor em relação ao fluxo. No modo reativo, o conversor detecta o início de um entupimento da bomba e entra no modo de lavagem revertendo a rotação da bomba para garantir um caminho claro para a água. Como ação preventiva, o VLT® AQUA Drive pode ser configurado para reverter a bomba em intervalos definidos para manutenção automática.

Controlador em cascata baseado na tecnologia Hot Swap

O VLT® AQUA Drive tem integrado o Digital Cascade Controller integrado, um sistema com detecção automática de falhas e medidas de autopropulsão para otimizar as operações. O Digital Cascade Controller permite configurar até oito bombas em sistemas de várias bombas para trabalhar de maneira otimizada e com baixo consumo de energia. Além disso, minimiza o tempo de inatividade quando a manutenção do sistema é necessária. Baseado no protocolo de comunicação Modbus RTU, o Digital Cascade Controller está pronto para uso.

Novos recursos e benefícios do VLT® AQUA Drive

- Os ativos são protegidos graças a um software especialmente projetado que impede, por exemplo, o golpe de aríete.

- A eficiência energética é maximizada como resultado dos algoritmos de controle do drive e do projeto que se concentram na redução da perda de calor.

- As economias de energia elevadas relacionadas com o ar condicionado são asseguradas devido ao conceito único de resfriamento back-channel que transfere 90% do calor para longe da sala.

- Integração perfeita do sistema e adaptação à aplicação são possíveis devido a avisos e alertas livremente programáveis.

- Proporciona de 3% a 8% de economia de energia como resultado da Otimização Automática de Energia.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em http://www.danfoss.c

Editorias: Negócios

Empresa: Press a Porter