Home  Imagens  Contato  Clássico
Movimento construção saudável ressalta a importância da heroína da impermeabilização na conscientização da população
...

Impéria é inspirada na primeira engenheira negra do Brasil

Neste mês, em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o Movimento Construção Saudável ressalta a importância da Impéria, a heroína da impermeabilização. A personagem, criada para falar de forma lúdica sobre a importância da impermeabilização para a saúde, foi inspirada na primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil.

Impéria é uma homenagem a Enedina Alves Marques que aos 32 anos, em 1945, concluiu o curso de Engenharia Civil pela Universidade do Paraná, ao lado dos colegas – todos homens brancos. Em 1940, quando ingressou na faculdade, a escravidão havia sido abolida há 52 anos e o voto feminino permitido há apenas oito. A então estudante enfrentou o racismo, o machismo e foi a primeira mulher engenheira do Paraná e a primeira negra a se formar em engenharia no Brasil.

A personagem Impéria traz a força, a coragem e o pioneirismo de Enedina. Em seu uniforme exibe as cores das empresas que fazem parte do Movimento: azul (Mactra), amarelo (Vedacit), vermelho (Sika), verde (Viapol). Seus adereços foram inspirados no brasão da Engenharia Civil (tiara) e Arquitetura (colar).

Júlio Cesar Barbosa, diretor executivo do Movimento Construção Saudável, conta que Impéria traz elementos característicos que representam o universo da Construção Civil. “Pensamos em cada detalhe ao criar a personagem: uma mulher forte para transmitir mensagens importantes sobre saúde e conscientização para toda a sociedade. Impéria terá um importante papel no diálogo com as crianças, jovens e profissionais da construção civil, levando conhecimento e consciência sobre o tema e unirá todos em torno do bem comum”, explica.

Em um mercado majoritariamente masculino como o da Construção Civil, a Associação compreende que para fomentar o desenvolvimento das iniciativas estratégicas a visão feminina, integradora e arrojada, é fundamental. Assim como a heroína, a presidente do Movimento também é uma mulher forte. Fabíola Vasconcellos Cecon tem mais de 20 anos de experiência no segmento e foi dela a ideia de criar um movimento em prol da conscientização sobre a importância da saúde das construções e daqueles que vivem nelas.

Em uma ação inédita, Fabíola reuniu os representantes de grandes empresas do segmento de impermeabilização – Sika, Vedacit e Viapol – para juntos criarem o Movimento Construção Saudável. “Como Associação pioneira na conscientização sobre a importância, o valor e os benefícios da boa impermeabilização para a vida humana, assumimos um grande compromisso com a sociedade brasileira: o de propiciar qualidade de vida pela adoção de conceitos fundamentais ao conhecimento e à prática da impermeabilização como fator de melhoria da saúde. A heroína Impéria chega para ser nossa porta-voz trazendo a leveza do universo dos desenhos para ampliar o alcance de nossas mensagens pelo país”, afirma Fabíola.

Sobre o Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Editorias: Cultura e Lazer  Sociedade  Terceiro Setor

Empresa: RelatioNOW