Home  Imagens  Contato  Clássico
Você sabia que o mofo é considerado alergênico e pode causar ou piorar as doenças respiratórias?
Ao inalar os esporos do mofo, as pessoas alérgicas desencadeiam a reação quase que instantaneamente

Médica infectologista destaca a importância do Movimento Construção Saudável pela conscientização sobre os perigos do mofo e da umidade

As consequências da pandemia do Covid-19 nos acompanharão por anos. O pós-pandemia nos chama a uma nova realidade, na qual a casa ganha papel prioritário na vida de todas as pessoas. É preciso estar atento, pois os problemas estruturais das habitações são agentes que pioram de forma considerável a qualidade de vida e a saúde das pessoas.

A Dra. Gabriela Gehring, médica infectologista e coordenadora dos serviços de infecção hospitalar da Santa Casa de Ponta Grossa (PR), Hospital Vicentino, Hospital Universitário dos Campos Gerais e Hospital Municipal Doutor Amadeu Puppi, destaca os riscos inerentes a permanecer em ambientes com mofo e umidade.

“Principalmente para pessoas alérgicas, com histórico de rinite ou asma, e mesmo quem não possui essas comorbidades, podem desenvolver sintomas respiratórios. O risco é desencadear crises alérgicas e causar até pneumonias”, destaca. A doutora explica que os problemas de saúde podem aparecer imediatamente após o contato com fungos.

“Ao inalar os esporos do mofo, as pessoas alérgicas desencadeiam, quase que instantaneamente, a reação pelo organismo e podem ter espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar, olho avermelhado, lacrimejamento e inchaço nos olhos. Pessoas não alérgicas também podem desenvolver doenças sérias, como pneumonias”, ressalta.

O Movimento Construção Saudável, criado pelas empresas Mactra, Sika, Vedacit e Viapol, chama a atenção para a importância da prevenção. O objetivo é alertar sobre a necessidade de impermeabilizar de forma correta, que faz toda a diferença para o imóvel e para o morador.

Além de promover um ambiente saudável, impermeabilizar tem um custo muito menor do que o reparo, quando o mofo já está em evidência. Por isso, a impermeabilização deve estar prevista desde a construção. Um local impermeabilizado com produtos e por profissionais qualificados garante a segurança e o bem-estar dos moradores.

Sobre o Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para fortalecer a importância do setor e transformar essa realidade.

Editorias: Industria  Negócios  Saúde

Empresa: RelatioNOW