Home  Imagens  Contato  Clássico
Como o Krav Maga torna as pessoas capazes de evitar a violência doméstica
...

Todos os dias, o noticiário traz um novo caso de violência doméstica, nos mais diversos cantos do Brasil. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (15), a cada minuto de 2020, alguém ligava para um centro de denúncias para relatar um caso de violência doméstica. Somente o Disque 190 recebeu 694.131 ligações sobre violência doméstica, total 16,3% maior do que o ano anterior.

Segundo o introdutor do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, quem pratica essa modalidade de defesa pessoal se torna uma pessoa mais atenta e mais autoconfiante. “O Krav Maga prepara seu praticante para se defender, independente de seu tamanho ou força física. Além disso, a prática muda a forma como ele lida com o medo”, explica Grão Mestre Kobi.

O resultado é uma pessoa que raramente vai se colocar em risco e que vai conseguir perceber sinais de uma determinada situação que pode evoluir para uma violência. O praticante de Krav Maga passa a ter mais autoconfiança para decidir mudar esse quadro em sua vida.

Presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da defesa pessoal israelense no Brasil, Grão Mestre Kobi explica que se usa o Krav Maga o tempo todo e não só no momento de uma agressão ou ameaça. “A atenção, a mudança na postura, a cabeça erguida passam a fazer parte do cotidiano de quem pratica Krav Maga, ou seja, qualquer agressor que procure um ‘alvo fácil’ desiste quando encontra uma pessoa com essa atitude”, diz Kobi.

Krav Maga não é esporte – é importante lembrar que o Krav Maga não é uma modalidade esportiva, com regras ou competições. É uma arte de defesa pessoal que prepara o praticante para momentos em que a vida é colocada em risco.

Foi desenvolvido na década de 40, em Israel, por Imi Lichtenfeld, para permitir que qualquer pessoa. Independente de idade, sexo ou a força física, pudesse se defender de um ou mais agressores, armados ou não.

As técnicas do Krav Maga são simples, rápidas e objetivas. Os movimentos buscam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc, o que elimina a necessidade de força bruta e possibilita a qualquer um se defender.

Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas, mudando a relação delas com o medo e promovendo o melhor controle de suas emoções na hora de uma situação de crise. O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas.

Sobre Federação Sul Americana de Krav Maga - é a única representante oficial da modalidade no Brasil, onde detém a marca Krav Maga. Também conta com representação no México, Argentina e Portugal. É presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein, aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e que está há 30 anos à frente do Krav Maga na América Latina.

Para saber mais, acesse: http://www.kravmaga.com.br
Facebook: @mestrekobikravmaga
Instagram: @kravmaga_mestrekobi