Com mais de 12.300 lojas em todo o mundo, o Carrefour é uma das maiores redes de hipermercados do mundo, oferecendo uma ampla variedade de produtos a preços acessíveis.
Nos últimos anos, a expansão do comércio eletrônico tem sido um projeto prioritário para a marca, que tem mais de 74% de seu público online. Logo, espera-se que este mercado gere mais de US$ 20 bilhões em vendas de comércio eletrônico anualmente. O Brasil foi identificado como um local ideal para empreender este projeto.
Com o objetivo de aumentar a relevância de seu e-commerce, aumentar e diversificar seu programa de afiliados e promover um produto específico (um smartphone da linha Samsung Galaxy) durante um período de calmaria local tradicional do primeiro trimestre, o Carrefour estabeleceu altas expectativas para sua equipe de afiliados.
Colaborando com a Awin para desenvolver uma estratégia local eficaz, o Carrefour decidiu concentrar sua atenção no uso de parceiros influenciadores que pudessem ajudar a aumentar a conscientização de sua oferta e construir um perfil com um tipo de consumidor emergente e muito específico.
Graças à parceria da Awin com a plataforma de marketing de influência Post2B, a Awin foi capaz de oferecer ao Carrefour uma ampla seleção de candidatos em potencial com os quais eles poderiam conseguir isso.
Reconhecendo a imensa popularidade dos programas de telenovela no Brasil, o modelo e ator Caio Castro foi apontado como a escolha perfeita. Telenovelas como as que ele aparece regularmente atraem audiências mensais de mais de 60 milhões de brasileiros com a demografia precisa que o Carrefour queria atingir. O grande público de Caio de compradores on-line que usam mídia social foi considerado um ajuste perfeito para os objetivos do Carrefour.
O relacionamento de Awin com a Post2B acelerou a colaboração com Caio Castro e ele estava usando rapidamente uma combinação de histórias do Instagram e engajamento pessoal para se comunicar com seus fãs sobre o lançamento smartphone no site do Carrefour.
Cada um de seus stories e postagens marcavam Carrefour e Samsung e ele usava um filtro Carrefour e uma hashtag especial que Awin rastreava, incentivando os fãs a comprar o telefone por meio da plataforma do Carrefour. No evento de lançamento na loja Carrefour, Caio Castro ainda vestiu azul para apoiar a marca e interagiu com os fãs para ajudar a construir uma história autêntica e envolvente.
Com todas as postagens de Caio Castro apresentando links de afiliados, a Awin pôde acompanhar e analisar o desempenho subsequente da parceria por meio de sua plataforma nos meses seguintes.
Combinado com a promoção social do próprio Carrefour por meio de uma seleção de grupos locais do Facebook focados em compras que Awin coordenou, os esforços promocionais de Caio Castro ajudaram a atingir cada um dos objetivos originais que a marca havia definido.
Mais de 4 milhões de impressões foram geradas ao longo da campanha, e o site do Carrefour teve um aumento de 76% no tráfego de afiliados em seu site somente em abril, graças ao aspecto de conscientização da parceria.
A receita impulsionada pelas afiliadas cresceu 112% em grande parte graças ao enorme aumento nas vendas do Samsung S10, e o Carrefour Brasil teve um crescimento geral dos negócios de 6,6%, mais que o dobro de sua meta original, em relação ao trimestre anterior.
Ao fazer isso, a colaboração com uma das estrelas da telenovela de alto perfil do Brasil demonstrou a capacidade do canal afiliado de medir e entregar com eficácia uma campanha de influenciador trazendo conhecimento da marca e vendas. A campanha foi tão eficaz que culminou com a conquista da categoria LATAM Best Performance Marketing Campaign no 2019 International Performance Marketing Awards, uma verdadeira marca de sucesso.