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Bibi foca em cidades do interior para expandir por meio de microfranquias
Divulgação/Calçados Bibi

Modelo é voltado para lojas que já atuam com mix de produtos infantis

Para levar calçados infantis às cidades que estão fora dos grandes centros ou metrópoles, a Calçados Bibi desenvolveu um modelo inovador de microfranquia. Com baixo investimento, de R$ 90 mil, o valor contempla as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia já inclusos. Para este ano, o plano de expansão da marca visa a abertura de, ao menos, 10 unidades deste formato em cidades do interior, com até 100 mil habitantes. Explorando um conceito novo no mercado de franquias, o objetivo da rede é levar a experiência e o know-how da Bibi para lojistas multimarcas que atuam no segmento infantil e que tenham a mesma essência e valores da marca. Dessa forma, há um espaço reservado dentro da unidade que será exclusivamente dos produtos da Bibi, enquanto as demais áreas da loja vendem roupas, peças e brinquedos para crianças.

Analisando o cenário brasileiro, o pico da pandemia teve um impacto profundo na sociedade e nos negócios. Projetando planos para a retomada gradual da atividade econômica e da circulação de pessoas, novos movimentos começam a emergir. Um que começa a ganhar força é o maior interesse por microfranquias, cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. Esse movimento se reflete no maior volume de interessados no tema, na venda de unidades franqueadas e no lançamento de modelos com este perfil por parte de redes tradicionais, como a Bibi. Atualmente, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), operam no País 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos).

O projeto da Bibi, por exemplo, foi desenvolvido antes da covid-19 chegar ao Brasil, pensando em novas formas de expandir para cidades menores que não contam com shopping centers. O município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro a receber uma loja piloto da Bibi no formato de microfranquia. Neste modelo de negócio, a unidade com produtos infantis recebe um mostruário com tênis, sandálias, sapatilhas, bolsas, pulseiras, tiaras e pochetes da Bibi. Dessa forma, apenas calçados e acessórios da marca podem ser vendidos na unidade em questão, além dos demais itens e peças de vestuário ou brinquedos que já eram comercializados. Entre os benefícios de investir nesta modalidade é que os novos franqueados se tornam os embaixadores da marca na região onde atuam. Também recebem apoio com treinamentos, capacitação, auxílio em ações de visual merchandising e gestão de compras, vendas e produtos voltados para o público-alvo do município em questão. A fachada do ponto de operação passa a contar com um logo da Bibi, para que os clientes possam ter uma identificação melhor.

“Com a chegada da pandemia de COVID-19 no Brasil, a nossa rede que hoje tem mais de 130 unidades acelerou ainda mais os planos digitais, oferecendo novos serviços e experiências que facilitam a rotina e, ao mesmo tempo, trazem segurança diante do atual momento. Como prova disso, no ano passado, registramos um crescimento de 151% nas vendas digitais em canal próprio, via e-commerce, e de 207% na rede online, explorando diferentes plataformas, em relação ao mesmo período em 2019. Uma das novidades implantadas nas lojas foi o Bibi em casa, que traz a facilidade de poder escolher os produtos desejados e experimentar no conforto de casa, oferecendo mais uma opção de compra. Quem ingressa na microfranquia passa a contar não apenas com esse, mas todos os projetos de transformação digital que auxiliam de forma efetiva no aumento das vendas. Com certeza, isso se torna atrativo para os empreendedores que entrarem nesta modalidade. A primeira operação seguindo este padrão foi aberta na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Pretendemos expandir e atingir, em média, mais 10 multimarcas ainda neste ano”, finaliza a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.

Editorias: Criança  Economia  Feminina  Moda  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
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