Home  Imagens  Contato  Clássico
Hospital Santa Cruz participa do 6º Congresso Nacional de Hospitais Privados - CONAHP

A 6ª edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados - CONAHP, realizado pela Anahp, acontece de 07 a 09 de novembro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções do Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. O tema esse ano será “Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde” sob a ótica assistencial, operacional e de governança. O evento recebe apoio do Hospital Santa Cruz e terá como participantes de painéis do Congresso o presidente do HSC, Renato Ishikawa, e o coordenador do Pronto Atendimento da Instituição, Dr. Fernando Pompeu.

Os ganhos operacionais que proporcionaram maior agilidade e eficiência ao atendimento dos pacientes no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz (HSC), com a utilização do TPS (Sistema Toyota de Produção), serão apresentados pelo Dr. Fernando Pompeu, coordenador do PA do HSC, no dia 06 de novembro, às 14h, no Workshop sobre a metodologia no ambiente hospitalar durante o Pré-CONAHP, um dia antes da abertura oficial do evento.

O Pré-CONAHP vai reunir pesquisadores e profissionais renomados de instituições brasileiras, como a UFRJ e Lean Institute Brasil e internacionais, como Harvard, para apresentar metodologias que podem ser aplicadas no dia a dia das instituições hospitalares, como Cuidados Paliativos, Design Thinking e Lean. O Workshop sobre Lean terá dois momentos. Pela manhã, curso sobre o conceito da metodologia, conduzido pelo Diretor do Lean Institute Brasil, Flávio Battaglia, e na parte da tarde, apresentação de cases de usabilidade da ferramenta como o do PA do Hospital Santa Cruz, intitulado ‘Aplicação da ferramenta TPS na gestão de unidades de atendimento’. Também serão apresentados cases dos hospitais Sírio-Libanês, Israelita Albert Einstein e Leforte.
“Será uma honra participar do Congresso e relatar nossa experiência de sucesso com a implantação do Sistema de Produção da Toyota (TPS) no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz. Levaremos ao evento os resultados concretos da eficiência conquistada com essa parceria. Para se ter ideia, conseguimos reduzir o tempo porta-médico em cerca de 38%, o que é um ganho considerável e muito importante”, afirma Dr. Pompeu.

No dia 07 de novembro, às 17h50, Renato Ishikawa, Presidente do Hospital Santa Cruz, participa do painel ‘Governança: liderança: como boas decisões conduzem o grupo à utilização eficiente dos recursos’ juntamente com participantes dos Hospitais Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Mater Dei. O debate será mediado pelo presidente do Bradesco Saúde, Manoel Peres.

CONAHP 2018
Data: 7, 8, 9 de novembro, das 9h às 17h