Home  Imagens  Contato  Clássico
Quais os cuidados devo tomar após retirada de câncer de mama?
...

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, de acordo com Instituto Nacional do Câncer - INCA (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). O tratamento de um câncer faz com que a pessoa reestruture toda a sua rotina e adquira cuidados com a saúde. A mastectomia é a cirurgia para retirada da mama infectada para evitar que o tumor cresça e se espalhe. Depois desse procedimento e de todo o tratamento recomendado pelo oncologista é possível retornar à uma vida normal, no entanto, ainda é preciso reforçar alguns cuidados para que a doença não retorne. De acordo com a oncologista clínica do Hospital Santa Clara, Dra. Márcia Rachel da Fonseca, é normal que alguns efeitos colaterais da quimioterapia permaneçam mesmo com o tratamento finalizado. “Sintomas como: boca seca, falta de apetite, dificuldade para engolir, dificuldades no paladar e olfato com dificuldades. Com o tempo, esses incômodos tendem a passar”, explica a médica.

Alimentação
Os hábitos saudáveis adquiridos durante o tratamento devem permanecer ao longo da vida. O corpo precisa de uma boa reserva de nutrientes para recuperar as forças perdidas com os altos e baixos da doença. Coma, no mínimo, duas porções de frutas e verduras diariamente e diminua as gorduras. Um acompanhamento com nutricionista é fundamental para garantir que todos os nutrientes estejam na sua dieta com uma quantidade satisfatória.

O que evitar do lado operado?
Qualquer tipo de machucado, arranhão e cortes nessa região são mais perigosos. Evite tirar as cutículas e roer as unhas. Costurar sem dedal de proteção. Picadas de insetos e animais. Carregar bolsas, pacotes. Evite exposição ao sol, sempre use bloqueador solar de alta proteção

Fisioterapia
A fisioterapia serve para a reabilitação do paciente. O objetivo é garantir a movimentação ativa dos membros. São feitos exercícios com alongamentos, terapia manual e relaxamento. Essas seções estimulam a circulação nos membros ao redor do local da cirurgia e também ajudam na cicatrização. Diminuem a dor, previnem complicações nos tendões e músculos, além de ajudar a realinhar a postura adequada.

Mantenha o tratamento psicológico
O câncer é uma doença tão complexa que afeta não só o organismo, mas também fragiliza a saúde mental do paciente. O período de tratamento requer uma força muito grande de viver e, sem ajuda psicológica e de uma base de apoio familiar é muito difícil enfrentar. A ansiedade, medo da doença voltar e o sentimento de fragilidade podem insistir em ficar, mas você deve lutar contra eles. Cuide do corpo e das emoções. Voltar a trabalhar ou praticar um hobby pode te ajudar nessa questão de se sentir ativa e útil.

Editorias: Saúde  Terceira idade

Empresa: Kompleta Comunicação