Home  Imagens  Contato  Clássico
Savegnago adota programa do Governo Federal de doação de alimentos

A Rede Savegnago de Supermercados adotou o programa de doação de excedentes de alimentos previsto na Lei Federal nº 14.016, sancionada em junho de 2020, que tem como objetivo o combate ao desperdício de alimentos. Com a iniciativa, a rede irá beneficiar entidades assistenciais dos 17 municípios de sua área de atuação no interior de São Paulo.
Atualmente, as 49 lojas da rede contam com um potencial de cerca de 120 toneladas de alimentos para a doação. A iniciativa, permitida pela Lei nº 14.016, autoriza a doação de alimentos e refeições não comercializadas por parte de supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos.
De acordo com a direção do Savegnago, a empresa, em conjunto com o Fundo de Solidariedade de cada município, elaborou uma relação das entidades beneficiadas e criou um cronograma com o agendamento para as retiradas nas lojas. Além disso, a rede também pretende beneficiar um pequeno número de funcionários que se encontram em situação de vulnerabilidade social, mas que já estão recebendo apoio da empresa para mudar esta situação.
\"O Savegnago tem em suas diretrizes a responsabilidade social. Buscamos contribuir de todas formas possíveis com as comunidades onde estamos presentes. A lei, sancionada em junho deste ano, possibilita mais uma oportunidade de colaboração com a sociedade\", afirma Sebastião Edson Savegnago, o Chalim, presidente-executivo da rede. \"Para isso, tomamos todos os cuidados, implantamos os processos necessários nas lojas, realizamos o levantamento do volume disponível para doação, o mapeamento das entidades com o apoio dos fundos sociais e, agora, teremos como contribuir com as instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade de uma forma efetiva\", reforça.

Como funciona
Para atender a Lei Federal - que estabelece que a doação pode ser de alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas próprias para o consumo humano, dentro do prazo de validade e em condições de conservação -, as unidades da Rede Savegnago de Supermercados adotaram processos de seleção e armazenamento dos produtos que serão doados, visando sua preservação e conservação.
A legislação prevê ainda que a doação deve beneficiar pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade ou de risco alimentar ou nutricional e que pode ser realizada diretamente ou em colaboração com o poder público, por meio de bancos de alimentos, de entidades beneficentes de assistência social certificadas ou religiosas.

Sobre a rede
Fundada há 44 anos, a Rede Savegnago, atualmente, conta com 49 lojas em 17 cidades, quatro postos de combustível, dois centros de distribuição e um moderno centro administrativo na cidade de Sertãozinho, matriz do grupo, que juntos geram mais de 9.800 postos de trabalho.
De acordo com o ranking das 20 maiores empresas supermercadistas do Brasil, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a Nielsen e que considerou o quesito faturamento, a Rede Savegnago de Supermercados ocupa o primeiro lugar no interior paulista e o 11º lugar do ranking no Brasil.

Editorias: Alimentos  Negócios  Serviços  Sociedade  Terceiro Setor

Empresa: Phábrica de Ideias