Home  Imagens  Contato  Clássico
AmstedMaxion desenvolve aço especial para componentes do sistema de choque e tração e rodas ferroviárias
...

A AmstedMaxion, com mais de 77 anos de atuação em fundição, é hoje referência na fabricação e no fornecimento de fundidos ferroviários e industriais, atendendo aos mercados interno e externo e exportando para países da América do Sul, África e Estados Unidos.

Através de técnicas diferenciadas, a engenharia da AmstedMaxion, que busca constantemente a excelência e inovação, desenvolveu e patenteou um aço de baixa liga para componentes do Sistema de Choque e Tração, otimizado com performance superior ao aço AAR-M201 grau “E” convencional, com características superiores ao aço tradicionalmente aplicados nesses componentes. O aço especial possui performance melhor em termos de propriedades mecânicas, o que particularmente aumenta a resistência à fadiga. Além disso, a versatilidade dessa nova liga permite que ela seja ela aplicada em outros componentes submetidos a um alto nível de solicitação.

Em sua linha de rodas ferroviárias para vagões, a AmstedMaxion também utiliza o aço especial microligado. Conhecido por sua maior resistência ao desgaste, é produzido com composições químicas especialmente desenvolvidas para que sejam otimizadas suas propriedades mecânicas. Com tratamento térmico específico, apresenta diversas vantagens, incluindo o aumento do limite de escoamento, aumento do limite de resistência, aumento da resistência ao desgaste e também da faixa de dureza, com melhoria significativa na profundidade de endurecimento e, consequentemente, a melhoria da performance da roda em campo.

A empresa, que possui certificações da AAR (Associação Americana de Ferrovias) e ISO 14001 e 9001, utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 5 toneladas.

Tecnologia
A Engenharia de Fundição dispõe do software MAGMA, exclusivo para o setor de fundição, que simula a solidificação e enchimento das peças, garantindo assim a qualidade e melhoria contínua dos fundidos. Possui equipamentos para a realização de Ensaios não Destrutivos (END), como ultrassom, e inspeção por partículas magnéticas, além de realizar tratamento térmico com normalização, têmpera direta, têmpera diferencial e revenido.

A AmstedMaxion conta também com equipamentos de ensaios de alta tecnologia para controle das propriedades físico/químicas da areia e do metal e softwares 3D para confecção de ferramentais por CNC.

Sobre a AmstedMaxion
Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a AmstedMaxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas Amsted Rail Inc. e The Greenbrier Companies, além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Cruzeiro - SP, possui mais de 77 anos de atuação no mercado ferroviário e industrial, sendo considerada a maior fundição de aço da América do Sul.

Com capacidade de produção de 30 mil toneladas em peças fundidas e 80 mil rodas ferroviárias por ano, a AmstedMaxion utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 5 toneladas, em aço carbono e baixa-liga.

Desenvolve e produz fundidos ferroviários para truques e sistemas de choque e tração, tais como extremidades fundidas de viga central, engates tipo E e F, braçadeiras fixas e rotativas, aparelhos de choque e tração, hastes de ligação, cruzetas, colares e espelhos. São componentes robustos e com alto desempenho operacional, de fácil manutenção e adequados às altas solicitações e forças de movimentação dos trens atuais, mais pesados e longos. No segmento industrial, produz peças que abastecem os setores de mineração, de máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro. Saiba mais em http://www.amstedmaxion.com.br.

Informações para a Imprensa
Assessoria de Imprensa AmstedMaxion