Home  Imagens  Contato  Clássico
ProConcept aposta em novo modelo de prestação de serviços para acelerar a transformação digital
Roberto Rocha, diretor comercial da ProConcept

O objetivo é auxiliar as empresas, independentemente de seu porte, a ter maior visibilidade sobre seus processos produtivos e acompanhá-las em sua jornada rumo à Indústria 4.0

Reafirmando a tese de que períodos de crise abrem as portas para novas oportunidades, a ProConcept, especializada em consultoria, venda e implementação de soluções digitais de TI, não se deixou abalar pelo cenário pouco animador provocado pela pandemia da Covid-19 em 2020 e formatou um novo modelo de prestação de serviços para atender as empresas de qualquer porte, auxiliando-as a dar os primeiros passos rumo à transformação digital. E ainda fechou o ano passado com faturamento nove vezes maior ao obtido em 2019, totalizando R$ 9 milhões, superando a previsão inicial que era de R$ 5 milhões.

Um dos fatores que contribuiu para esse resultado foi a realização de um projeto de monitoramento de barragens para uma grande mineradora que demandou um trabalho intenso e gerou ganho considerável em termos de valores. A ProConcept concorreu com três grupos e foi a escolhida para realizar o projeto em tempo recorde, considerando a proporção do trabalho, que incluiu toda a parte de gerenciamento, fornecimento de sensores, instalação de equipamentos e a implantação da plataforma de monitoramento propriamente dita utilizando a solução da sensemetrics, uma das principais no mercado mundial para esse segmento. “É importante ressaltar que fomos responsáveis não apenas pelo fornecimento e implementação da solução, como também, e principalmente, pela gestão, coordenação e condução do projeto como um todo, que envolveu a participação de mais quatro empresas”, destaca Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept.

Outra razão para o bom desempenho da empresa foi a aposta no novo modelo de prestação de serviços que inclui consultoria e desenvolvimento de soluções próprias e/ou com o envolvimento de parceiros, adequadas para as necessidades específicas e a capacidade de investimento de cada cliente. “Constatamos que apesar de haver uma pressão e um boom para adoção de tecnologias da Indústria 4.0, processo que foi acelerado pela pandemia, as empresas de menor porte, assim como boa parcela das maiores, ainda não estão preparadas para investir nas soluções desenvolvidas pelas grandes fornecedoras de plataformas que são robustas e caras”, explica Roberto Rocha, diretor comercial da ProConcept.

Na avaliação do executivo, a maior parte dessas indústrias não está nem no começo desse processo e precisa entender que a transformação digital requer inicialmente uma mudança cultural, ou seja, uma preparação e engajamento da diretoria e de todos os funcionários nesse sentido. Também é fundamental entender e mapear muito bem todos os processos, conhecer as dores e necessidades, para saber o que realmente se encaixa na realidade daquela empresa em particular. “Nosso objetivo é acompanhar a jornada do cliente nesse caminho para que seja elaborado um projeto de forma consciente e com o pé no chão, a um custo acessível e com capacidade de avançar de forma escalável, ou seja, vamos iniciar um projeto pequeno numa determinada área da empresa ou linha de produção e, de forma rápida, escalar e ampliar sua abrangência à medida que for gerando resultados”, explica Rocha.

Analisando o mercado, a ProConcept percebeu que as empresas estão em diferentes estágios; algumas ainda não têm sequer a visibilidade de seus processos, não possuem sensores ou sistemas para captar informações dos equipamentos no chão de fábrica, enquanto outras já têm seus problemas mapeados e um roadmap das ações a serem feitas na sequência. “Nosso papel será o de orientar cada uma delas, analisando o que necessitam, suas capacidades de investimento e, a partir daí, selecionar quais soluções são as mais adequadas para serem implementadas”. Rocha adianta que a ProConcept fechou parcerias para desenvolver a parte de hardware, como sensores e equipamentos de captura e transmissão de dados, e sua equipe interna está construindo uma plataforma que possibilita aos clientes ter maior visibilidade de seus processos produtivos e o acesso às informações. “Essa plataforma será a base que poderá ser usada em indústrias de diferentes áreas de atuação. Evidente que cada projeto será personalizado, mas a base será a mesma, o que permitirá uma implementação mais rápida e fácil”, destaca Rocha.

O primeiro passo será garantir ao cliente ter visibilidade do seu processo com informação, e não simplesmente dados espaçados. “É algo progressivo. Na medida em que a plataforma for amadurecendo e evoluindo, e constatarmos a capacidade de absorção desse processo da parte do cliente, poderemos futuramente agregar outras tecnologias como as de Analytics, Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, entre outras”, acrescenta Rocha. Na sua avaliação, grande parte dos projetos fracassam porque as empresas investem em soluções mais complexas sem estarem preparadas, e como não fizeram uma mudança cultural, acabam se frustrando e não obtendo o retorno esperado. “Vamos oferecer às empresas algo que lhes dê um retorno no curto prazo, que lhes permita ter uma noção e acompanhamento de seus processos, e com isso, a possibilidade de avaliar falhas para corrigi-las e então avançar”, completa Rocha.

Perspectivas

Devido à continuidade da pandemia e da consequente retração do mercado, a expectativa da ProConcept é fechar o ano de 2021com o faturamento próximo ao do ano anterior. De acordo com Elcio Diniz, muitas indústrias foram duramente afetadas pelos efeitos colaterais provocados pela Covid-19 e registraram perdas consideráveis no faturamento por serem obrigadas a interromper suas atividades, além de sofrerem com a queda da demanda, oscilações do câmbio, dificuldade para obter insumos e matérias-primas, entre outros fatores que as levaram a restringir ou mesmo cancelar investimentos.

“Apesar desse cenário, estamos otimistas, pois como revelou o estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria, há expectativa de volta à normalidade ainda em 2021, com a intenção dos investimentos retornarem ao patamar semelhante ao dos últimos anos porque a eficiência e a produtividade continuam a nortear os planos das indústrias”. O diretor executivo ressalta ainda que a ProConcept consolidou sua capacitação a partir do expressivo desenvolvimento técnico de sua equipe, e este ano fortaleceu o time da área comercial com a contratação de mais profissionais, além de contratar a empresa V4, especializada em Marketing, para auxiliar na ampliação de sua carteira de clientes. A empresa, criada há cinco anos, também mantém as parcerias com a PTC e a Industrial IoT Solutions para comercialização e implementação de soluções voltadas para empresas de maior porte.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Industria

Empresa: Redação Virtual