Home  Imagens  Contato  Clássico
Relatório Anual celebra os 30 anos do Programa Formare

O Programa Formare, da Fundação Iochpe, é referência no Brasil como iniciativa social que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Seu modelo é hoje adotado por 43 empresas, nacionais e multinacionais, de médio e grande portes, que mantém 64 unidades em 12 estados. Estes são alguns dos dados apresentados no Relatório de Atividades divulgado na última semana pela Fundação Iochpe, mantenedora do programa.

O ano de 2019 foi especial para a Fundação porque marcou os 30 anos de atividades do Formare. Nessas três décadas, cerca de 22 mil jovens passaram pelos cursos de educação profissional e 80% deles foram inseridos no mercado de trabalho. Atualmente, o Programa conta com cerca de 800 alunos em formação e 3,5 mil educadores-voluntários.

“Olhando nossos resultados ao longo dos anos, é possível afirmar que não há um programa tão consistente e completo como o Formare. Prova disto, por exemplo, é que mantemos um longo convênio com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) para adequar a proposta pedagógica desses alunos à realidade do mercado de trabalho e das empresas parceiras. Essa preocupação nos torna mais preparados para enfrentar os desafios educacionais que o País tem nos proporcionado ao longo dos anos. Sabemos das dificuldades da inserção dos jovens no mercado de trabalho, mas não desistimos e continuamos acreditando na educação como ferramenta essencial de transformação social”, explica Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.

O Relatório presta homenagem a uma das pessoas que mais acreditaram e lutaram pelo Programa: Evelyn Ioschpe, idealizadora da Fundação e uma das mais engajadas representantes do terceiro setor. A ex-presidente faleceu no ano passado, deixando um legado positivo para a educação não somente com o Formare, mas também com o Instituto Arte na Escola, outra iniciativa mantida pela Fundação Iochpe no País.

Apesar disso, 2019 também foi um ano de boas novidades. Mais parceiros uniram-se à iniciativa, ampliando a força do programa e a qualificação de mais jovens. Parceiros de longa data ampliaram o Formare para outras unidades, como a Siemens e o Instituto Robert Bosch, ou chegaram à rede as empresas FM Logistic, Autoneum, Embraer, Aliança Navegação, ThyssenKrupp e Thales Group.

Outro importante marco promovido pela equipe do Formare foi a participação em um curso de design thinking (metodologia que busca solucionar problemas de forma colaborativa). O programa, em parceria com a Design Lab, contemplou workshop, conversa com stakeholders e ações externas.

O ensino à distância também foi destaque no Formare. Em 2019, foi possível aprimorar a maneira de qualificar virtualmente educadores e coordenadores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Formare (AVA Formare). Desenvolvido na plataforma Moodle, no AVA, os usuários podem realizar as formações, tirar dúvidas, trocar experiências e compartilhar boas práticas. Além do site, a plataforma é acessível por dispositivos móveis (smartphones, tablets).

Confira o Relatório completo no link:

Sobre o Formare: o Programa Formare é referência no Brasil como iniciativa social que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Mantido pela Fundação Iochpe em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda, residentes no entorno das empresas. Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 22 mil jovens, dos quais 80% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

:: Números Formare
Unidades: 64 | Empresas parceiras: 43 | Alunos em formação: 800 |Educadores voluntários atuando: 3.500 | Cobertura nacional: 50 municípios em 12 Estados do Brasil | Duas unidades no México .

Editorias: Economia  Industria  Recursos Humanos  Terceiro Setor

Empresa: Ricardo Morato