Home  Imagens  Contato  Clássico    
USP Filarmônica e Alma celebram o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
...

A USP Filarmônica e a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) abrem suas temporadas de 2022 com um concerto conjunto comemorativo ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e em homenagem a Villa-Lobos. A apresentação será presencial, no próximo sábado (22), no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, às 20h, com entrada gratuita. O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, USP Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Na abertura, o concerto traz as Bachianas nº 5 (para soprano e orquestra de violoncelos), de estilo neoclássico, em reverência ao grande Johann Sebastian Bach, composta nos anos 30. Em seguida, os Choros nº 7, composição dais mais experimentais, do período em que Villa-Lobos esteve em Paris, nos anos 20. Para encerrar, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, dos anos 50, com três movimentos, que é um dos mais conhecidos e executados no mundo no gênero, também do período neoclássico do compositor carioca.

Convidados
Para a apresentação das Bachianas nº 5, a USP Filarmônica e a Alma convidam a soprano Raquel Paulin. Formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, tem experiência tanto no repertório sinfônico como operístico, participando de estreias mundiais e de grandes montagens em importantes palcos paulistanos, como os teatros Municipal, São Pedro e a Sala São Paulo. Raquel Paulin se apresentou pela primeira vez com a USP Filarmônica em dezembro do ano passado, com grande sucesso tanto no Theatro Pedro II como em São Carlos,

Para os Choros nº 7, o convidado é o violonista Gustavo Silveira Costa, premiado em importantes concursos de violão no Brasil, França e Espanha; e ganhador de um Grammy Latino com o CD Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos, gravado com o Quarteto Brasileiro de Violões. Costa é professor de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), e apresenta-se como solista e camerista em festivais nacionais e internacionais. Além de Raquel Paulin e Gustavo Costa, o concerto conta com a participação de professores parceiros da USP Filarmônica e da Alma.

Para Lucas Eduardo da Silva Galon, maestro convidado da USP Filarmônica e diretor artístico da Alma, o espetáculo pontua mais uma importante parceria entre as duas instituições. “A Alma realiza um projeto de educação musical e de outras artes, como dança e teatro, com o objetivo de preparar seus alunos tanto para a academia, como para o mundo profissional. E o contato com o Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto proporciona uma fundamental troca de aprendizados”, assinala Galon, que é multi-instrumentista, compositor, mestre e doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), além de pós doutor pela FFCLRP-USP.

Regras sanitárias

O concerto seguirá as orientações dos protocolos sanitários em torno da pandemia do Coronavírus e, por conta disso, será obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação para entrada.

“Estamos muito felizes de podermos, aos poucos, retomar as apresentações presenciais após a extensão da cobertura vacinal. É realmente muito duro para o artista ficar longe do público e os quase dois anos de atividades virtuais foram bastante difíceis. Faremos esse concerto com todos os cuidados e, certamente, será uma experiência especial para nós e para o público”, ressalta o maestro Lucas E. S. Galon.

Dulce Neves, presidente da Alma e da Fundação do Livro e Leitura, adianta que as atividades da agenda da instituição para 2022 serão norteadas pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna e pelos 200 anos da Independência do Brasil, a começar pela Feira Internacional do Livro, que deverá ser realizada de forma híbrida (virtual e presencial). “Estamos confiantes na trégua da pandemia e no retorno de programações presenciais. Porém, as atividades online vieram para ficar e não há mais como abrir mão delas”, enfatiza Dulce.

A Semana de Arte Moderna
Segundo Rubens Russomanno Ricciardi, professor responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música NAP-CIPEM da FFCLRP-USP, diretor científico do Centro de Memória das Artes e maestro da USP Filarmônica, a Semana de Arte Moderna teve e ainda tem forte repercussão entre os estudos culturais brasileiros, “mesmo que sem a mesma importância nos estudos históricos e filosóficos em artes”, analisa.

Compositor, maestro, arranjador, musicólogo e pianista de Ribeirão Preto, Ricciardi conta que, entre os músicos participantes daqueles três dias de festival, em fevereiro de 1922, constavam nomes como dos pianistas Guiomar Novaes e Frutuoso Vianna, bem como foram apresentadas obras francesas daqueles tempos. “O protagonismo musical ficou por conta de Heitor Villa-Lobos. Desde suas primeiras obras, por volta de 1915, Villa-Lobos já era um artista moderno e experimental (na época se dizia “futurista”), bem como já incorporava sonoridades da música popular brasileira em suas obras escritas”, afirma ressaltando que, para Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna não teve maior importância, pois o estilo de suas composições já estava definido bem antes do evento. “Contudo, serviu para divulgar seu nome e acabou se consolidando como maior compositor brasileiro de todos os tempos”, completa o maestro.

Serviço
O que: Concerto com USP Filarmônica & Alma
Data: 22/01 (sábado)
Horário: 20h
Local: Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (Rua Professor Aymar Baptista Prado, 835 – dentro do campus)
Acesso: gratuito, sem necessidade de retirada antecipada de ingresso
Obrigatório: uso de máscara e cartão de vacinação
Informações: 16 | 99164-5310

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:

 
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

E-mail: valter@verbo.jor.br
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Enviar release