Home  Imagens  Contato  Clássico
40tena Cultural traz encontros on-line com Márcia Wayna Kambeba e Mayra Sigwalt
Mayra Sigwalt

Programação da semana começa nesta terça-feira (06/04) com dicas sobre literatura indígena com Márcia Wayna Kambeba. Na quinta-feira (08/04) acontece mais uma edição da atividade “Defenda seu Best”, com a participação da roteirista, co-criadora e curadora do Turista Literário, Mayra Sigwalt. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

Ribeirão Preto (SP), 05 de abril de 2021 – A programação desta primeira semana de abril da 40tena Cultural, projeto on-line da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, começa nesta terça-feira (06/04) com dicas de livros infantis de literatura indígena. A atividade “Dicas de leiturinhas: literatura indígena para crianças” terá a participação da geógrafa e ativista de assuntos indígenas, ambientais e amazônicos, Márcia Wayna Kambeba. O encontro será às 20 horas pelas redes sociais da entidade.

Na quinta-feira (08/04), às 20h, acontece mais uma edição do quadro fixo da programação, “Defenda seu Best”. Neste encontro, a obra defendida será “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, com a participação da roteirista, co-criadora e curadora do canal do Youtube, Turista Literário, Mayra Sigwalt. A descendente Kaingáng é também autora da novela “O que encontramos nas Chamas”.

A obra “Ideias para adiar o fim do mundo” é considerada uma parábola sobre os tempos atuais, feita por Ailton Krenak. No livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”. A premissa estaria na origem do desastre socioambiental atual, o chamado Antropoceno. Desse modo a resistência indígena acontece pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais.

As duas atividades serão transmitidas pelo Instagram da entidade (@fundacaolivrorp), na plataforma digital http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e canal do Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao).

SERVIÇO:
Dicas de Leiturinhas: Literatura indígena para crianças
Com Márcia Kambeba, geógrafa e ativista de assuntos indígenas, ambientais e amazônicos.
Data: 06 de abril (terça-feira)
Horário: 20h
Plataforma de exibição: Instagram e plataforma digital (@fundacaolivrorp e http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e canal do Youtube (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao).

Defenda seu Best: “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak
Com Mayra Sigwalt, roteirista, co-criadora e curadora do Turista Literário e criadora de conteúdo literário no Youtube.
Data: 08 de abril (quinta-feira)
Horário: 20h
Plataforma de exibição: Instagram, plataforma digital e Youtube (@fundacaolivrorp, http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 35 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade