Home  Imagens  Contato  Clássico
Congresso debate educação escolar na pandemia
...

Os três departamentos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto se uniram na organização do 1° Congresso Internacional de Educação Escolar: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades. O evento acontece de forma on-line, de 24 a 27 de novembro, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação. Durante quatro dias, 34 convidados irão analisar a Educação Escolar, formular ideias, compartilhar opiniões, em cinco palestras e oito mesas-redondas, que serão transmitidas virtualmente pelas plataformas YouTube e Facebook. Entre os participantes que irão compor as mesas estão as pesquisadoras do IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Sandra Rita Molina, e Adriana Silva, que também é presidente interina da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Temas como leitura, alfabetização, formação de professores, emoções na aprendizagem, letramento, relações étnicos-raciais, tecnologias da informação, psicanálise e educação, serão abordados no evento. A pesquisadora e historiadora Sandra Rita Molina participa da Mesa Redonda sobre Educação e Cidadania, no dia 25/11 (quarta-feira), às 14 horas. Participam também do debate Vivian Batista da Silva e Luciana Romano Morilas que discutirão a temática a partir de diferentes perspectivas teóricas, salientando o papel da escola no processo de construção do sujeito cidadão, crítico e responsável pelas suas ações e conhecedor de seus direitos e deveres.

Adriana Silva, educomunicadora, pesquisadora na área de identidades culturais e gestão pública do IPCCIC e presidente interina da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, irá mediar a discussão com o educador, escritor e químico brasileiro, Mozar Ramos, no dia 25 de novembro, às 9h. O encontro irá abordar o cenário das políticas públicas de educação no país, incluindo as consequências da pandemia do coronavírus para a economia e também a implementação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Em sua exposição, ele tratará dos caminhos e alternativas possíveis para avanços na área.

Entre os convidados do evento estão ainda Roger Chartier (doutor pela Ecole Normale Supérieure de Saint-Cloud e autor de diversos livros da área de ciências humanas);, Attico Chassot (professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência), Augusto Cury (médico psiquiatra, pesquisador e o autor brasileiro mais lido na última década), entre outros.

Sobre o congresso – É realizado pelo Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Departamento de Química e Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto e pretende analisar as mudanças profundas vivenciadas pela educação e todos os seus atores. Diante da pandemia, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos foram obrigados a se reinventar. O evento é realizado totalmente on-line de 24 a 27 de novembro. Todas as atividades contarão com tradução em libras.

Inscrições, informações e lista completa dos participantes através do link: https://www.even3.com.br/ciee2020/.

Editorias: Educação  Feminina  Masculino  Mídia

Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada