Home  Imagens  Contato  Clássico
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lança livro em suas redes sociais
Capa do livro \"Cordel do Isolamento\"

Nos anos anteriores, lançamento do livro do Colégio Anglo Ribeirão acontecia durante a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Neste ano, em função da pandemia da Covid-19 e das regras de isolamento social, o evento teve que ser feito remotamente durante live no canal da entidade

Ribeirão Preto (SP), 29 de setembro de 2020 – Desde 2015, o Colégio Anglo Ribeirão realiza atividades culturais com seus alunos, sempre lançando uma coletânea dos estudantes, abordando temas diversos e atuais, com orientação da professora Cláudia Maria Cantarella Silva. Mas, foi em 2016, através de uma parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que seus eventos passaram a ser realizados na Feira Internacional do Livro (FIL). Neste ano, o livro “Cordel do Isolamento” foi lançado de forma diferente: durante live no canal oficial da Fundação no Youtube, no dia 24 de setembro. O lançamento teve que ser realizado de forma remota em função da pandemia da Covid-19, isolamento social e adiamento de diversos eventos culturais, inclusive a FIL.

A transmissão, ao vivo, contou com a participação de alunos, colaboradores, docentes e pais. Além da apresentação do livro, a ação contou com vídeos de leitura de cordel do grupo de teatro do colégio e premiação dos melhores desenhos e textos inspirados na cultura do cordel. “Não é porque temos uma pandemia que vamos deixar de fazer aquilo que mais gostamos que é florescer nos alunos a ideia, o desafio e a maneira da expressão”, disse José Jorge Abbud Neto, diretor do Anglo Ribeirão. Segundo o diretor, o Cordel, quando assistido pessoalmente, impressiona o público por ser uma arte que utiliza a oralidade e o desafio de rimas.

Marcelo Filipecki, assistente de coordenação e psicólogo da escola, durante o lançamento, parafraseou dois pensadores importantes, Stephen Hawking e Henry David Thoreau, para explicar a importância da leitura durante a pandemia. “A leitura tem a capacidade de nos fazer adaptar às mudanças e novas situações. A arte em geral faz isso. A leitura e escrita são formas de arte”, alertou.

Já a professora Claudia Elisa Borges destacou que a cultura é um conjunto de elementos da sociedade e o trabalho feito com o Cordel, abriu a possibilidade de transmissão de ideias e sentimentos com a palavra. “Acredito muito na força deste trabalho”.

Na premiação dos melhores desenhos e textos, o vencedor da terceira colocação, na categoria Ilustrações de Cordel, foi João Paulo Mendonça, que ganhou um voucher de R$ 70,00 da Livraria Cultura e um Kit Anglo, com materiais da escola. O segundo lugar ficou para o aluno João Victor Freitas, que levou para casa um voucher de R$ 100,00 e um Kit Anglo. O primeiro lugar ficou para aluna Beatriz Fernandes Barbosa, que ganhou um voucher de R$ 130,00, além do Kit Anglo.

Também foram premiados na categoria Literatura de Cordéis. Com o título “Sou Nordestino”, a aluna Aimée Saad ficou com o 3º lugar. O segundo lugar ficou com o texto “O dançarino”, de Julia Rosa Targon. O primeiro colocado foi a obra “Morte e Vida: Corovina”, de Isabela Capato.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Em 2020, a Feira entraria na 20ª edição e tornaria-se internacional. Por isso recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para agosto de 2021 devido à pandemia de Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Informática  Internet  Sociedade