Home  Imagens  Contato  Clássico
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove modernização na Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida
...

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a convite da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, acaba de finalizar o projeto “Implementação de área de leitura e acesso digital na Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida”. A conclusão do projeto foi anunciada durante o evento “20 horas de Literatura”, pela mestre de cerimônia da noite do dia 17 de setembro, a jornalista Dulce Neves. O evento teve transmissão ao vivo pela plataforma digital da instituição e redes sociais. O vídeo está disponível no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=mCo39R3lZnQ e conta também com VT gravado na própria Biblioteca apresentando os resultados.

O objetivo da Fundação com a ação é contribuir para valorizar a única biblioteca municipal de Ribeirão Preto. Para isso, a instituição planejou e executou ações para organizar, adequar e equipar o espaço; bem como criou um ambiente de convivência, leitura e acesso a conteúdos digitais. A Fundação ganhou edital para realizar a ação e e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.

A Biblioteca Municipal foi criada através da Lei Municipal nº 741, em 11 de setembro de 1958 e está localizada no prédio da Casa da Cultura Juscelino Kubitschek (Praça Alto de São Bento, s/nº), desde 1981. “A Biblioteca está no coração da Casa da Cultura e a requalificação e melhoria deste espaço é de fundamental importância para dar início a todas as melhorias que nós queremos para o espaço, em modo geral”, explica a Secretária Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, Isabella Carvalho Pessotti.

A coordenadora do Núcleo de Projetos da Fundação, Leticia Gomes, lembra que em 2018 a Fundação já havia feito um programa de incentivo junto à Biblioteca, o ‘Bibliotecal’. “De lá para cá, viemos acompanhando de perto as dificuldades de modernização do espaço e, com o convite da Secretaria da Cultura, por intermédio do idealizador do projeto Fabrício Vianna Gimenes, elaboramos um projeto viável para implementação da estrutura do espaço”, revela.
Letícia ainda anuncia que foram feitas mudanças na linguagem visual no espaço, com uma nova área de leitura, mais atrativa, dinâmica e acessível para o público. Além de passar por um processo de atualização do mobiliário e implantação de meios para acessar plataformas digitais, também foram adquiridos computadores e fones de ouvido que a biblioteca não possuía.

“O projeto nasce da ampliação do conceito de patrimônio e da apropriação das pessoas sobre os espaços públicos. Da necessidade de remontar significados, oferecendo novas experiências e atribuindo valores que conectam a Biblioteca às novas gerações”, comenta Fabrício Vianna Gimenes. Segundo ele, o espaço é composto por cerca de 21 mil exemplares de literatura de diversos estilos e nacionalidades e, também, livros técnicos para consulta, e sua movimentação mensal, era de 50 livros por mês.

Para Fabrício, a expectativa é de que o novo espaço ofereça uma experiência qualificada ao público. “Com novos atrativos visuais e materiais de apoio adequados, o espaço da Biblioteca poderá receber mais atividades de fomento à leitura. Momentos em que a criança, o jovem ou o adulto têm a oportunidade de estabelecer conexões com o local, em que sintam confortáveis e motivados a voltar”.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, Leticia explica que a Fundação irá trabalhar na formação do público digital com atividades realizadas na Biblioteca e transmitidas nas redes sociais da instituição. “Depois, o espaço será articulado com escolas e outras instituições para a formação do público e reconhecimento do espaço. Esperamos receber em torno de 300 pessoas ao mês, com perspectiva de aumento ao longo prazo. Mas será necessário um processo de formação contínuo”, salienta a coordenadora.

Oficina de encadernação

Como parte complementar do projeto, a Fundação do Livro e Leitura produzirá também atividades culturais e educativas para o público da Biblioteca Guilherme de Almeida. A primeira será a “Oficina de Encadernação”, oferecida em quatro dias: 22, 23, 29 e 30 de setembro. A atividade gratuita e aberta será ministrada por Alexandre Corrêa Martinelle no site da instituição http://www.fundacaodolivrorp.com e na plataforma de reuniões Zoom, das 19h às 21h30.

Os materiais e ferramentas que serão necessários para participar são: papel sulfite 50 FLS, gramatura 90 (se possível); dobradeira encontrado em lojas de artesanato (se possível); um papelão paraná 2 mm; estilete largo; serra pequena ou faquinha com serra fina; régua de 30 cm, de preferência a de metal; dois grampos de três polegadas; lápis; uma agulha nº1; linha nº10 de pipa; tesoura; vela; duas placas de MDF ou Eucatex ou madeira; tecido de algodão tricoline 40/50 cm ; cola branca; um pincel chato nº20; uma folha de cartolina; 500 cm de papel kraft; 500 cm de barbante e fita crepe ou durex.

Nos meses de setembro e outubro também serão oferecidas contações de histórias. Em breve, as datas serão anunciadas no canais e redes sociais da Fundação.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira entraria na 20ª edição e tornou-se internacional. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para 2021 devido à pandemia de Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia

Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada