Home  Imagens  Contato  Clássico
Gilda Montans promove live em homenagem ao aniversário de Ribeirão Preto
...

Ribeirão Preto (SP),18 de junho de 2020 – A acordeonista Gilda Montans vai fazer uma homenagem especial à cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que completa 164 anos nesta sexta-feira (19). Direto de sua fazenda nos arredores do Município, a partir das 17h, a artista apresentará uma live com um repertório selecionado com composições populares e algumas eruditas da Itália, França e Espanha. A transmissão ao vivo será feita simultaneamente pelo perfil da artista no Facebook https://www.facebook.com/gilda.montans e no canal da Tulha Santa Estela, no Instagram https://www.instagram.com/tulhasantaestela/.

Segundo Gilda, a proposta principal da live é comemorar o aniversário da cidade com produções musicais de compositores considerados ícones mundiais, que representam culturas eternizadas no tempo pela força de sua expressão e grandiosidade. “Interpretarei músicas que traduzem traços da cultura destes três países e que ganharam o gosto popular, atravessando o tempo e as fronteiras territoriais. São músicas universais e atemporais, por isso encantam plateias em qualquer lugar o mundo”, explica.

No repertório desta apresentação online agendada para o feriado festivo, estarão desde canções italianas muito aclamadas pelo público ribeirão-pretano, cidade que concentra grande comunidade italiana por conta da imigração e também forte traço cultural, bem como composições vibrantes e reveladoras da música espanhola, como a famosa Malagueña e a Valsa Mussete, representando a beleza e versatilidade deste gênero musical na França, que também conquista muitos fãs pelo mundo.

Gilda Montans revela que, essas três nações foram fontes inspiradoras neste contexto atual da pandemia e a instigaram a interpretar obras que são representativas destes locais. “São países que também enfrentam a pandemia do Coronavírus (covid-19) como nós brasileiros e ribeirão-pretanos, mas tiveram alto índice de contágio e mortalidade e estão iniciando a retomada após queda de números da doença. Por conta deste momento de tantas dificuldades e aprendizados, também decidi presentear meu público e a cidade que tanto amo com minha interpretação no acordeon”, revela

Apoio à Orquestra Sinfônica
Durante a live, Gilda Montans fará uma pré-apresentação da campanha “Ajude a Orquestra Sinfônica”, que a acordeonista endossa em prol da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) e convidará o público a aderir à causa de contribuir com a manutenção da entidade, que como toda a classe artística, está sem possibilidade de se apresentar nos tradicionais espetáculos neste momento. “A nossa orquestra tem quase um século de existência e uma história belíssima, com muita produção e valorização da música instrumental.
Portanto, todos nós ribeirão-pretanos podemos nos envolver de alguma forma neste momento difícil para ajudar a instituição”.
A acordeonista diz ainda que, nesta hora, uma das possíveis soluções para a classe artística local vem da sociedade ribeirão-pretana que pode se unir com solidariedade para que os músicos da Orquestra, que têm muito talento e qualidade musical, se reestabeleçam para o retorno aos palcos nos pós pandemia”, conclui.

Durante a live de Gilda Montans, o público terá acesso ao QR Code que iniciará a campanha solidária. A intenção é mobilizar a população para uma arrecadação coletiva de verbas em prol da OSRP. A imagem aparecerá nas telas de smartphones e computadores dos espectadores. As doações também podem ser feitas diretamente com acesso ao link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/orquestra-sinfonica-ribeirao-preto.

Perfil da artista
Com 66 anos de carreira, Gilda Montans é instrumentista, arranjadora e compositora. Nasceu em Altinópolis, interior do Estado de São Paulo. Teve formação básica como professora de música em 1958, Virtuose em acordeon pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo, em 1960 tendo como mestre Edy Meirelles. É graduada em Instrumento, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.

Sobre a Orquestra
A Orquestra Sinfônica Ribeirão Preto (OSRP) foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
Já são mais de 1.400 concertos oficiais realizados. Mensalmente, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude Tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos (maestros e músicos conversam com o público) dirigidos a crianças e jovens.

Serviço
Data: Live com Gilda Montans – em homenagem ao aniversário de 164 anos de Ribeirão Preto.
Obs. A live terá cunho solidário em prol da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP)
Data: 19/06/2020 (sexta-feira – feriado)
Transmissão ao vivo e simultânea pelos canais:
Facebook da artista
Instagram da Tulha Santa Estela

Link para campanha em prol da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto:

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro (redação@verbo.jor.br)