Home  Imagens  Contato  Clássico
Elaine Assolini é a professora homenageada pela FIL
...

Organização da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto escolheu para esta edição histórica docente com renomada carreira acadêmica. A homenageada classifica o leitor como “alguém que aprende a desconfiar e a estranhar os sentidos”

Ribeirão Preto (SP), 4 de março de 2020 – O ano de 2020 é um marco para a FIL (20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto): a festa literária não só comemora seus 20 anos, como também se expande para além do território brasileiro, e entra no seu primeiro ano como Feira Internacional. Neste novo formato, as homenagens a escritores, autor local e professor continuarão tendo a relevância que sempre tiveram ao longo desta trajetória. Entre os homenageados desta edição histórica, está a professora Elaine Assolini, paulista formada em Pedagogia e Letras. Ela acompanha a Feira desde sua primeira edição e, como professora homenageada, pretende defender tantas pautas de meio-ambiente, como abordar a importância do desenvolvimento da leitura, da escrita e da interpretação de texto para os brasileiros.

Professora universitária há 25 anos, Elaine também passou por várias outras áreas da educação: desde o ensino básico e fundamental até o ensino médio. Ela diz que a homenagem trouxe uma grande responsabilidade: não estará representando apenas seu próprio trabalho e sim o de todos os professores. “Ser professora homenageada me coloca na posição de pensar em todos os desafios que a educação brasileira precisa superar, e que são muitos. O trabalho que eu pretendo fazer dentro da Feira é o de mostrar a importância de uma pessoa saber ler, escrever e interpretar – coisas que tanto as crianças como os jovens poderiam estar melhor formados”.

Para Elaine, saber ler, escrever e interpretar é importantíssimo, porque faz com que o indivíduo consiga lidar melhor com o mundo ao seu redor. “Ele passa a não cair tanto nas armadilhas ideológicas: consegue ler um contrato, ler o mundo e não se deixar envolver por qualquer discurso. O leitor é alguém que aprende a desconfiar e a estranhar os sentidos”, diz.

A homenageada reforça que os professores de escolas públicas têm desafios ainda maiores, mas que essa é uma profissão de pessoas que não desistem e que sempre se dedicam a ultrapassar suas barreiras e problemas.

Depois de tantos anos acompanhando a Feira (como participante e como palestrante), Elaine se sente muito realizada por receber a homenagem. Afinal, a Feira representa para ela um “espaço singular”, de discussão democrática, e uma possibilidade de conhecer pessoas e autores que às vezes ainda não são tão difundidos. Para finalizar, diz que fica muito feliz com o quanto o evento vem conquistando tanto aqueles que já gostam e são leitores e frequentadores assíduos, como também outros públicos. “Eu vejo adolescentes e estudantes universitários cada vez mais usufruindo e procurando a Feira. E, como professora universitária, quero mesmo que os estudantes venham”.

Currículo de Elaine Assolini

Sobre a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
A FIL terá como tema “20 anos depois e agora?\" e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020. A festa literária vai manter seu formato original com realização compartilhada com diversos parceiros e seleção de homenageados. O autor homenageado será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin; a autora infantojuvenil é Semiramis Paterno; autor local, Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local), Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira. O grande desafio desta próxima edição de 2020 é que o evento foi transformado em Feira Internacional do Livro e lança daqui para frente coligações com pelo menos um país por edição.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Nesta 20ª edição, a feira torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), com o tema “20 anos depois e agora?” e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantêm a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac. A diretoria é eleita para um mandato de dois anos e conta com o acompanhamento do Conselho Fiscal.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Lígia de Castro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Serviços  Sociedade