Home  Imagens  Contato  Clássico
Clube Magic Gardens realiza campanha contra dengue
Clube Magic Gardens, em Ribeirão Preto (SP)

Lúcia Taveira, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, fala nesta quinta-feira (13/2), às 8h30, na sede do clube, em Ribeirão Preto, sobre as responsabilidades e deveres de cada cidadão para combater o mosquito da dengue, além de informações importantes sobre a doença

Ribeirão Preto (SP), 11 de fevereiro de 2020 – O Clube Magic Gardens, em Ribeirão Preto (SP), realiza nesta quinta-feira (13/2), às 8h30, palestra educativa para contribuir no combate à dengue. A atividade é aberta a sócios, não-sócios e funcionários do clube e tem o objetivo de conscientizar os participantes sobre os riscos da doença, bem como alertá-los sobre uma postura preventiva na eliminação do mosquito Aedes Eegypti. A palestra será ministrada por Lúcia Taveira, coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão Preto.

Segundo o empresário Alexandre Balbo, a proposta com o evento é oferecer mais segurança para a população do entorno do clube, já que o local é bastante arborizado. “Queremos destacar as responsabilidades e deveres da população para acabar com a doença. Nossa cidade representa hoje um dos maiores focos de dengue do Estado de São Paulo e já demonstra um crescimento gradativo de focos do mosquito e dezenas de internações”, alerta.

De acordo com boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde Ribeirão Preto, divulgado no início do mês, em janeiro de 2020 foram confirmados 876 casos de dengue na cidade. Ainda, segundo o boletim, a região leste apresenta o maior número de casos da doença até agora, com 311, seguido pela região norte, com 225. A zona sul de Ribeirão Preto computou 146 casos; já a área central apresentou 70 casos confirmados e a região oeste, 101 casos, somente neste ano. Na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram registrados 259 casos da doença, houve um aumento de 238,22% nos casos de dengue neste ano. Em 2016, a cidade registrou 35.043 casos confirmados da doença.

Equipes de Agentes de Combate às Endemias espalhadas pela cidade realizam ações durante o ano todo. Em janeiro de 2020, já foram realizadas mais de 40 mil vistorias em imóveis residenciais, comerciais e em pontos estratégicos da cidade, com identificação e eliminação de 3.488 focos do mosquito, como garrafas descartáveis, calhas, tampas, recipientes, material de construção civil e piscinas, entre outros. Os arrastões de limpeza do segundo semestre de 2019 recolheram mais de 126 toneladas de criadouros do mosquito. Durante as visitas porta a porta, foram encontrados e eliminados mais de 2.200 focos do mosquito.

“As ações estão sendo feitas diariamente e se nós não conseguirmos segurar o crescimento do mosquito nos próximos meses, é possível que tenhamos uma epidemia ainda maior que a do ano passado, fato que está ocorrendo em outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil”, declara Sandro Scarpelini, secretário de Saúde de Ribeirão Preto.

Como colaborar
Atividades simples e que podem ser feitas diariamente ajudam a combater a doença, como deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

Palestra Contra a Dengue
Com Lúcia Taveira, coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão Preto
Data: 13/2 (quinta-feira)
Horário: 8h30
Local: Clube Magic Gardens – espaço Cineminha | Av. Jornalista Antônio Carlos Pinho, Santana, 2501 - Jardim Orestes Lopes de Camargo, Ribeirão Preto
Público: funcionários, sócios e interessados
Inscrições: Secretaria do Clube - Tel. (16) 3975-8999
Valor: R$ 5,00 (o valor arrecadado será destinado a uma instituição social da cidade).
Vagas Limitadas.

MAGIC GARDENS
Considerado com o primeiro e único clube-parque de Ribeirão Preto, o Magic Garden concentra um espaço de mais 600 mil m² de lazer, em meio a jardins e árvores preservadas ao redor. Conta com uma estrutura completa com atrações para toda a família, oferece uma das maiores piscinas de ondas do Brasil, Piscina de Rio Lento (com estrutura de pedras e 450 metros de percurso), além de atrações como piscinas de biribol, playground com rampa aquática, piscina semiolímpica e duas pistas de toboágua. Em 2019, foi lançado o Eco Educa, um projeto educacional que proporciona vivências e experiências educacionais com o meio ambiente, voltado para crianças e jovens com idade entre 6 a 19 anos.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner