Home  Imagens  Contato  Clássico
Aula virtual: bom ou ruim para você?

Em Uberlândia (MG), criança do projeto sociocultural “Maestro Quianzala Convida” diz que gosta de aula online.

Idealizado para oferecer em Uberlândia (MG) aulas presenciais de música para 60 crianças iniciantes e 25 músicos de nível intermediário e avançado, e ainda proporcionar para a população festivais com concertos e palestras, o projeto sociocultural “Maestro Quianzala Convida” está chegando à reta final, após um ano totalmente atípico.
Adaptado durante a pandemia para garantir a segurança de todos, tanto a equipe do projeto quanto seus participantes precisaram encarar a nova realidade do mundo digital e transformar toda uma programação presencial em online.
O idealizador do projeto, o músico multi-instrumentista especializado em Violino e detentor de vários prêmios, Maestro Afonso Quianzala, conta que não foi fácil. “Muitos músicos do projeto nunca tinham dado uma aula online, e com o desafio acabaram descobrindo uma nova possibilidade”, diz Quianzala.
Mesmo com quem nunca tinha feito uma aula de música na vida, o trabalho seguiu com aulas online. E sem prejuízo para os participantes. “Levamos os instrumentos para eles e uma vez por semana o professor vai à casa dos alunos afiná-lo. Nos reunimos para ensaios algumas vezes seguindo os protocolos de segurança e distanciamento, mas as aulas foram online. E agora, menos de um ano depois do início do projeto, os alunos já têm condições de se apresentar publicamente. Infelizmente, não de forma presencial, mas estamos organizando um festival de lives temáticas que serão apresentadas pelos alunos nas próximas semanas”, adianta o Maestro.

Mãe e filha falam sobre a adaptação ao online
Kríscia Lorena, mãe de Ana Júlia dos Santos, 12 anos, participante do projeto, conta como foi para a filha estar envolvida no projeto. “Para a minha filha, foi bom demais, não só porque ela gosta muito de tocar, mas especialmente por causa da pandemia para ela foi muito bom ter essa aula para fazer em casa”, afirmou.
A filha, Ana Júlia, diz que gostou muito das aulas online e que não sentiu diferença das presenciais. “Eu não senti diferença nenhuma. Até gostei muito das aulas online porque foram individuais. Eu adoro participar do projeto”, disse.
Quem quiser conhecer mais e acompanhar a evolução dos participantes pode acessar o Instagram @projetomaestroquianzala.

Mais sobre o Projeto, seu patrocinador e idealizador:
O Projeto Maestro Quianzala Convida foi viabilizado com patrocínio do Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e voluntariado. Instituto Algar - desenvolvendo pessoas e transformando vidas.
Maestro Afonso Quianzala, idealizador do projeto, além de atuar em ações sócio-culturais, é empresário de destaque no setor de musicais para eventos, com uma das maiores e mais qualificadas equipes do segmento representando a Quianzala Business.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer

Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação