Home  Imagens  Contato  Clássico
Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia oferece workshops, oficinas, palestra e shows gratuitos
...

De 21 a 27 de setembro, on line nas redes @sintoniaculturaludi e @guialivreser

Uberlândia receberá na primeira semana da primavera, de 21 a 27 de Setembro, o Sintonia Cultural: Conexão Uberlândia-Índia, um projeto que irá oferecer gratuitamente diversas atividades on line.
O projeto é resultado do crescente interesse da cidade por aspectos milenares da cultura indiana relacionados especialmente ao auto-conhecimento, bem-estar e lazer. A coordenação é de Lídia Tostes, instrutora de Yoga e diretora do Livre Ser, responsável também pela realização da Semana Internacional do Yoga desde 2017.
Em quatro edições, a Semana do Yoga reuniu mais de 5.000 pessoas interessadas na filosofia indiana. E agora o Sintonia Cultural surge como desdobramento desse sucesso, e com o objetivo de ampliar esse conhecimento através de atividades práticas e lúdicas.
“De 21 a 27 de setembro, vamos oferecer uma palestra sobre a cultura indiana com um dos profissionais de Yoga mais respeitado da região. Vamos oferecer workshop sobre a culinária indiana. Teremos também quatro oficinas sobre dança, mantras, mandalas e massagem, contação de histórias para crianças, atividades para todos os gostos e faixas etárias. A nossa sugestão é cada um convidar sua família para participar junto, no horário que for possível. Além disso, teremos dois super shows, um com um grupo local que é referência do gênero musical e outro com um convidado de fora muito especial. Ambos estão preparando um repertório exclusivo para nós. Também promoveremos uma feira online reunindo empreendedores do setor para oferecer produtos com preço diferenciado. E ainda como contrapartida social, compraremos cestas de alimentos orgânicos e máscaras de proteção ao Covid-19 de produtores rurais para doação. São muitas ações e esperamos que as pessoas participem e percebam a sintonia cultural positiva que existe em diversos aspectos entre Uberlândia e Índia”, detalha Tostes.

Confira a programação:

21/09 - 20h - Palestra: A cultura da Índia antiga no mundo moderno com o renomado professor Sérgio Carvalho - transmissão ao vivo pelo Youtube com interação para responder dúvidas dos participantes.

22/09 a 27/09 - links serão enviados aos inscritos para participação em:

*Workshop de Culinária Indiana: “Sintonia cultural na cozinha”. O Chef Zé Henrique convida o indiano Aditya Kashyap para prepararem cinco deliciosos pratos da cultura indiana, abordando a importância da seleção até o preparo do alimento, e revelando intersecções da culinária mineira e indiana. Durante a semana, um dos pratos preparados no workshop poderá ser encomendado no restaurante Terra Brasilis.

*Oficina: Dançando Mantras e Fusões Indianas com Carol Maha Shakti. Voltado para qualquer idade, a oficina contará com coreografias simples de Danças Circulares e Danças folclóricas que trazem a fusão das músicas indianas e brasileiras.

*Oficina de Mantras com Christhian Beschizza e Carol Vaz do Grupo Alimento dos Deuses, que compartilharão suas experiências com a musicalização de mantras em sânscrito e tibetano, com participação do violinista Gustavo Dias.

*Oficina de Mandalas como forma de meditação ativa com Julianne Marchioli e Amanda Borges, do Grupo Gaiattri: o que são mandalas, sua origem e benefícios serão alguns dos aspectos abordados, com sorteio da mandala produzida.

*Oficina “Aprendendo e Praticando Massagem Indiana”. Nesta oficina, será possível aprender sobre a história da massagem ayurvédica, cuidados necessários e contra indicações, aplicação de massagem em dupla utilizando uma pessoa como modelo para demonstração das técnicas, e aplicação de auto massagem, com o professor Flávio Akira.

*Contação da história infantil indiana: O Nascimento de Garuda, o Rei dos Pássaros, é a história que será apresentada por Vanessa Degani, do YogaKids. Durante a contação, haverá interação com movimentos e respirações para as crianças fazerem em casa.

24/09 - 20h - Pocket Show com Grupo Saravashivaya ao vivo no Youtube Livre Ser. O show será focado nas músicas do Grupo que representam a fusão entre Brasil e Índia. Formado em Minas Gerais, em 2013, Saravashivaya é uma banda que traz influências da cultura popular brasileira, tradições indígenas, hinduístas, afro-brasileiras, ancorando a força da floresta que vive em nós. É formada por sete integrantes que manifestam uma música que não tem barreiras e flui na união de todos corações.

26/09 - 20h - Show com Grupo Pedra Branca ao vivo no Youtube Livre Ser. Após dezoito anos de existência, o Grupo é hoje um dos maiores nomes brasileiros da “world music” e, sem dúvida, o maior projeto brasileiro de “chillout”. Com sucesso no Brasil, Europa e EUA, tornou-se referência para diversos projetos e djs nacionais e internacionais, além de referência para o público brasileiro. Com base em vasto trabalho de pesquisa em Etnomusicologia, já lançou seis álbuns e tocou em importantes festivais e eventos ao redor do mundo.

Serviço:
Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia - 21 a 27 de Setembro
Onde: no Instagram @sintoniaculturaludi e no canal Livre Ser no Youtube.
Como participar: Para atividades ao vivo, basta acessar Livre Ser no Youtube. Para as demais, é preciso fazer inscrição no link: https://www.sympla.com.br/sintonia-cultural-conexao-uberlandia---india__958101, que também estará disponível no Instagram @sintoniaculturaludi.
*O projeto Sintonia Cultural é viabilizado por meio do PMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Editorias: Cultura e Lazer

Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação