Home  Imagens  Contato  Clássico
Dia Mundial da Água: soluções de gestão de procedência reforçam a importância da água segura

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, reforça a importância de um produto seguro para os consumidores. Com objetivo de colaborar para a melhoria dos processos, a multinacional brasileira Valid, líder em identificação segura, realiza a confecção do selo fiscal, que garante a procedência da água mineral natural no país.

Os selos rastreáveis, tanto físico como digital, são usados para combater o envase clandestino de água mineral e para a gestão da procedência do produto que chega ao consumidor final. Atualmente, onze estados brasileiros – Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e, recentemente, Mato Grosso - já exigem o selo fiscal em garrafões e outros, como São Paulo, se preparam para regularizar esse mercado, incluindo as garrafinhas descartáveis.

As soluções da companhia para gestão de procedência da água mineral natural incluem a instalação dos equipamentos de impressão e contagem. No processo ainda há um sistema de gestão integrado entre a Secretaria da Fazenda, as empresas de envase e outros órgãos de fiscalização e controle, como a vigilância sanitária.

“Toda essa solução também permite que as empresas de envase cumpram a legislação estadual sobre o selo de procedência de água mineral envasada em embalagem retornável, tanto de garrafões de 10l e 20l e em garrafas descartáveis”, Marcello Ribeiro, Diretor de Identificação.

Os selos de garrafões contam com forte inteligência antifraude e incluem itens de segurança como código alfanumérico, código de check randômico, impressão fluorescente em fundo invisível reativo a luz ultravioleta, massa raspável, hot stamping holográfico e mais uma série de recursos que impedem a sua reprodução. Já os selos de garrafas descartáveis são impressos a laser ou com tintas de segurança, diretamente no produto na linha de envase do cliente, garantindo a identificação única e segura de cada item. Com as informações contidas nesses selos, qualquer pessoa pode, por meio de um aplicativo, checar a origem da água.

Segundo dados da Agência Nacional de Mineração, estão ativas 1.228 concessões de lavra de água mineral e de água potável de mesa, com 1500 captações em todo o Brasil. Em 2017, a produção chegou a R$ 3,2 bilhões, representando 3% do valor da produção mineral brasileira. Para dar uma ideia da importância da atividade, a água mineral natural é a sétima no recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral.

“O interesse da Valid é a melhora nos processos da cadeia produtiva do envase e assim, combater a comercialização de produtos clandestinos e principalmente, oferecer que o consumidor final tenha acesso a um produto com a procedência garantida”, conclui Marcello Ribeiro.

Editorias: Economia  Industria

Empresa: Danthi Comunicações