Home  Imagens  Contato  Clássico
Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial

Caxias do Sul/RS – Mais de 16 mil pessoas circularam pela Mercopar – Feira de Inovação Industrial, durante os dias 1 e 3 de outubro, em Caxias do Sul, contribuindo para um crescimento de 21% na geração de recursos nas negociações realizadas pelos expositores, bem como nas rodadas de negócio que ocorreram durante o evento. “Passamos de R$ 54.4 milhões em 2018 para R$ 65.7 milhões este ano, o que nos faz crer numa retomada do setor industrial ainda mais ágil do que se esperava”, comemora o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry.

Para o presidente, a sinergia entre a FIERGS, que possui apelo muito grande junto ao meio industrial, e o Sebrae RS, com sua expertise na realização do evento, promoveu uma feira 63% maior em número de expositores, totalizando 315 empresas nesta edição. “A Mercopar se consolida, cada vez mais, como oportunidade concreta de realização de negócios, espaço onde grandes e pequenas empresas se encontram para resolver e efetivar demandas comuns”, disse.

Segundo pesquisa realizada no último dia da feira, para 92,4% dos expositores, a Mercopar superou e atendeu as expectativas e 97% dos entrevistados disseram que têm a intenção de participar da próxima edição, índice superior ao registrado em 2018, que foi de 92,3%. “Voltamos com força total. Juntos com a FIERGS, nosso parceiro estratégico, conseguimos superar todas as metas propostas e já estamos trabalhando para fazermos uma feira ainda mais qualificada em 2020, levando mais tecnologia, mais inovação e promovendo outras ações que aproximem as grandes empresas do setor industrial das pequenas de base tecnológicas e startups, provendo parcerias entre si”, acrescenta o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

A Mercopar 2019 apresentou novos conceitos, desmistificou paradigmas em relação à Indústria 4.0 e promoveu a maior Rodada de Negócios já realizada pelo Sebrae RS. “Os números positivos apresentados pela pesquisa e sentidos por nós durante a feira, na medida em que conversávamos com expositores e empreendedores participantes, também são resultados da confiança dos parceiros que nos ajudaram a fazer esta edição do evento”, destacou o diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos. Conforme o dirigente, a feira contou com a parceria da Marcopolo e da Randon (Projeto Hélice), da Sicredi Pioneira e do governo do Estado, por meio do Porto de Rio Grande. Nossa meta e desafio era receber 13 mil pessoas na Mercopar 2019 e chegamos a mais de 16 mil visitantes. Estamos muito satisfeitos com o desempenho da feira e de todos os reflexos positivos que ela proporcionou e ainda irá gerar ao setor da indústria em todo Estado”, complementou.

Maior Rodada de Negócios da história do Sebrae RS

Entre os dois primeiros dias da Mercopar foi realizada a maior Rodada de Negócios da história do Sebrae RS. Um total de 75 compradores e 310 vendedores efetivaram em torno de 40 reuniões de negócios cada, com duração de 15 minutos. A dinâmica e agilidade foram alguns dos pontos marcantes da atividade. O supervisor de suprimentos da São José Industrial, Fábio Herman, buscava produtos inovadores. “Somos fabricantes de implementos agrícolas e achei as rodadas interessantes. Realizei 27 reuniões e fiquei interessado em pelo menos 12 fornecedores. Gosto de reuniões sucintas, é assim que fazemos na fábrica”, afirma Herman.

Primeira participação
Participando da feira pela primeira vez, a CS TECH, especializada em energia renovável, em especial a hídrica, pode comemorar um ótimo resultado na edição 2019 da Mercopar. A empresa, com sede em Ijuí, concretizou uma venda referente a uma usina hidrelétrica, no montante de R$ 12 milhões. Segundo Djalmo Cardinal, gerente comercial da CS TECH, participar da feira foi algo muito positivo para a empresa. “Foi a primeira vez que estivemos na Mercopar e, para nós, era um desafio muito grande. Viemos e acabou dando certo. Conseguimos fechar uma negociação de um grande volume. Vamos fazer todo o processo e gestão da usina, desde a viabilidade, como a construção, operação e a venda de energia. Do embrião até a finalização”, comemora.

Mercopar 2020
A Mercopar 2020 já tem data marcada. Acontecerá a partir do dia 6 de outubro, focada nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI), voltadas à Industria 4.0 e startups.

De Zotti Comunicações e Sebrae

Editorias: Economia  Industria  Mídia  Negócios  Serviços